Multas para caminhões com excesso de peso: como funciona o novo sistema de fiscalização eletrônica?

ANTT adota tecnologia de pesagem em movimento nas BRs 364 e 365, multando caminhões por excesso de peso sem necessidade de parada.

Desde o início de dezembro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou a aplicação de multas a caminhões com excesso de peso, utilizando o sistema de pesagem em movimento, HS Wim, nas rodovias BR-364 e BR-365.

Este sistema permite que os veículos sejam pesados sem necessidade de parada, revolucionando a forma de fiscalização na região.

A tecnologia foi implementada em caráter experimental em parceria com a Ecovias do Cerrado, no trecho entre Uberlândia (MG) e Jataí (GO). Desde o lançamento, o sistema já registrou 7,7 mil autuações.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a multa para excesso de peso começa em R$ 130,16, aumentando conforme o excesso.

Funcionamento do sistema HS Wim

O HS Wim utiliza sensores instalados na pista que pesam os caminhões em alta velocidade. Isso elimina a necessidade de os veículos saírem da via para pesagem em balanças tradicionais.

Desta forma, motoristas que antes poderiam optar por não pesar o caminhão, agora não têm essa escolha.

O sistema é capaz de registrar excessos pequenos, como 500 kg, até grandes, como 40 toneladas. Tal precisão auxilia na identificação precisa do peso que circula nas rodovias, promovendo maior controle e segurança.

Desafios regulamentares

Apesar dos avanços, a regulamentação do sistema ainda enfrenta desafios.

Uma questão pendente é como lidar com a carga excedente, que tradicionalmente é transferida para outro veículo. Em sistemas de alta velocidade, essa prática não é viável, exigindo novas soluções regulatórias.

Impactos na segurança e no comportamento dos motoristas

O gerente de operações da ANTT destaca que o projeto desincentiva o excesso de peso, prometendo melhorar a segurança rodoviária. Caminhões com cargas excessivas têm um maior risco de acidentes graves, e a redução desse risco é um dos principais objetivos do sistema.

Com a diminuição do excesso de peso, a expectativa é que a frequência de acidentes, como tombamentos e colisões com veículos menores, também reduza.

Assim, a iniciativa visa não apenas à conformidade com a legislação, mas também à segurança de todos os usuários da rodovia.

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