Na boca do povo: carros chineses estão bombando no Brasil; veja os mais procurados
Veículos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, ainda mais com a proliferação das opções elétricas e híbridas.
Uma pesquisa feita pelo site especializado Webmotors aponta que a busca por carros chineses no Brasil aumentou 200% entre os anos de 2021 e2023. Isso considera apenas as pesquisas feitas no próprio portal, que sempre oferece diversas opções de carros, incluindo também os modelos novos.
No entanto, os carros chineses seminovos também estão entre os mais buscados. No mesmo período pesquisado, registrou-se alta de 111%, segundo a Webmotors.
Uma das empresas responsáveis por esse crescimento é a BYD, que teve um grande salto de vendas e procura durante o período. Inclusive, a fabricante chinesa, hoje, compõe o ‘top 10’ das marcas mais comercializadas por aqui.
Caoa Chery é destaque entre as chinesas
Mas quem também está por cima é a Caoa Chery, uma fabricante de origem chinesa que já está estabelecida no Brasil há mais tempo. No caso dela, considerando o Webmotors Autoinsights, o Tiggo 7 Pro e o Tiggo 5X estão entre os dois carros mais pesquisados no site, tanto entre os novos quanto entre os seminovos.
Considerando apenas os carros novos, o BYD Dolphin Mini, o elétrico mais vendido do país, está em terceiro lugar na lista dos mais pesquisados. Em seguida, em quarto lugar, outro modelo da BYD, o Song Plus, também é muito aceito.
De acordo com a Webmotors, esse sucesso das marcas chinesas nas buscas mostra uma curiosidade dos consumidores brasileiros. Mostra também uma aceitação maior em relação a esse novo mercado que começa a se instaurar no Brasil.
Por exemplo, o Dolphin Mini custa a partir de R$ 115 mil e é o elétrico mais barato do país. O valor pode parecer proibitivo para a ampla maioria dos brasileiros, mas é bem menor do que o de muitos outros carros, inclusive os movidos a combustão, o que realmente faz aumentar a procura dos consumidores.
BYD vai investir pesado no país
O mercado de carros chineses no Brasil vai ficar ainda maior nos próximos anos. Entre outras coisas, a BYD promete um investimento pesado por aqui, com mais de R$ 3 bilhões para ao menos quatro novos carros.
Além disso, já começou a construção da nova fábrica da marca na cidade de Camaçari, na Bahia. Além do crescimento no mercado, também vai gerar novos empregos e movimentar a economia da região.
Por fim, os carros chineses já são uma realidade e estão lutando com as outras marcas do mundo, mais tradicionais. Nos próximos anos, devem iniciar uma hegemonia no mercado mundial.