Na contramão da indústria, Kia surpreende com novo motor a combustão ainda mais potente

Novo motor da Kia promete aumento de potência e eficiência, alimentando híbridos e veículos elétricos com extensor de autonomia.

A Kia, renomada montadora sul-coreana, segue investindo em tecnologias inovadoras para seus veículos. Após causar impacto com o anúncio de uma picape elétrica destinada à América do Norte, a empresa reafirma seu compromisso com motores a combustão.

A marca está em fase de desenvolvimento de um motor térmico modular, projetado para equipar híbridos e veículos elétricos com extensor de autonomia (EREVs).

Esse motor, uma evolução do atual 2.5 TGDI presente no Sorento, está em processo de aprimoramento. O novo modelo 2.5T-GDI, com turbo e injeção direta, deve proporcionar um salto de 12% na potência e uma melhoria de 5% na eficiência térmica.

Essa evolução fará com que a potência ultrapasse os atuais 304 cv do Sorento e alcance níveis superiores aos 294 cv do K5 GT. Já o torque deve superar os 43 kgfm atuais.

Evolução e aplicações do novo motor

A inovação não se limita aos veículos a combustão tradicionais. O novo motor desempenhará um papel crucial nos híbridos da Kia.

Graças a uma nova arquitetura híbrida com conexão serial coaxial, a transição entre o motor elétrico e o motor térmico será mais eficiente, resultando em um aumento de 4% na eficiência geral do sistema.

Extensores de autonomia

Além disso, o motor 2.5T-GDI servirá como gerador em modelos elétricos com extensor de autonomia. Nesses casos, funcionará sem ligação direta às rodas, proporcionando alta eficiência.

Essa abordagem já é vista em modelos chineses e em veículos como a Ramcharger da Ram.

Metas ambiciosas para 2030

O desenvolvimento desse motor integra uma estratégia mais ampla da Kia para aumentar suas vendas globais. O objetivo é atingir 4,19 milhões de veículos até 2030.

Para isso, a montadora sul-coreana planeja o lançamento de 15 modelos 100% elétricos e 10 híbridos, incluindo plug-ins. Suas metas de vendas são de 1,26 milhão de elétricos, 1,07 milhão de híbridos e 1,86 milhão de carros a combustão.

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