Na dúvida? Essas dicas te farão um especialista na identificação de combustível adulterado
Combustível adulterado é uma situação mais comum do que se imagina; Saiba como identificar a prática ilegal.
Abastecer o carro e descobrir que o combustível está adulterado é uma situação nada agradável. Ainda assim, a prática ilegal é mais comum do que se imagina. Por isso, aprender a identificar quais são os golpes na hora do abastecimento pode ser bem útil para evitar prejuízos na bomba e, posteriormente, com a manutenção do veículo.
Para evitar dores de cabeça futuras, separamos algumas dicas essenciais para a identificação de combustível adulterado.
Principais golpes na hora do abastecimento
Além do alto preço dos combustíveis, ser lesado a partir de fraudes na hora do abastecimento é sinônimo de prejuízos. Portanto, conhecer os golpes nos postos de gasolina é fundamental para evitar surpresas desagradáveis.
Contudo, vale lembrar que alguns golpes não são tão novos assim. É o caso de um chip instalado dentro da bomba de abastecimento. Ele é capaz de alterar a placa eletrônica do sistema, adulterando a quantidade de litros colocados no tanque do veículo.
Dessa forma, o cliente acredita pagar por X litros, mas, na verdade, um volume menor foi colocado no tanque no carro. Para se ter ideia, em São Paulo, por exemplo, mais de 50 postos já foram flagrados com esse tipo de conduta em menos de um ano.
Como identificar bomba de posto adulterada
Fique de olho no painel do carro para verificar o nível do marcador, principalmente se for abastecer vários litros. Conforme o combustível é colocado no tanque, o marcador sobe para demonstrar que o tanque está com abastecimento até determinado nível.
Também saiba quantos litros o tanque de seu carro comporta. Na maioria das vezes, ao pedir para “completar”, a bomba indica mais litros do que realmente caberia no tanque. Caso isso ocorra, é possível pedir uma averiguação do balde específico do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Vale lembrar que o material deve estar disponível em todos os pontos de combustível.
Gasolina adulterada
Uma dica para identificar combustível adulterado é o cheiro. Ele costuma ser muito perceptível, uma vez que o odor liberado é bem diferente, gerando desconfiança imediata.
Já a longo prazo, o carro pode apresentar problemas como “engasgos” ou redução de desempenho. Caso esses cenários se confirmem, se tem um forte sinal de que houve adulteração daquele combustível.
Teste da proveta
É importante ressaltar que todo o consumidor tem direito de solicitar o teste da proveta. A testagem serve justamente para identificar a quantidade de etanol anidro presente no combustível. Caso haja uma quantidade mais elevada do que a especificada pelas regras da Agência Nacional de Petróleo (ANP), é necessário acionar as autoridades locais para tratar sobre a adulteração.