Nada de comparação: 5 picapes médias ‘anti-Toro’ que podem estrear no Brasil

Segmento de caminhonetes intermediárias tem ganhado mais espaço no mercado em detrimento dos modelos compactos.

O segmento de picapes intermediárias está crescendo no Brasil, especialmente desde a estreia da Renault Oroch, enquanto as compactas começam a desaparecer do mercado. Embora tenha sido a primeira a estrear, o nome de maior sucesso na categoria é a Fiat Toro.

É por isso que todas as novidades que aparecem no segmento acabam sendo chamadas de ‘anti-Toro’, como Ford Maverick, Ram Rampage e Chevrolet Montana. Mesmo que a picape italiana não seja a principal concorrente do novo modelo, ela é sempre colocada como rival.

Seja como for, as intermediárias aparecem no ranking de vendas como uma grande tendência no mercado nacional, enquanto as compactas seguem com apenas duas representantes. Essa tendência deve crescer nos próximos anos com a chegada de novos modelos ao país.

Picapes intermediárias que podem chegar ao Brasil

Abaixo, listamos cinco caminhonetes do segmento intermediário com lançamento previsto por aqui nos próximos anos. Confira:

1. Volkswagen Tarok

Foto: Divulgação/Volkswagen

Ninguém aguenta mais esperar pelo lançamento do modelo, que será construído sobre a plataforma MQB-A0, já testada no Virtus. Felizmente, parece que a montadora bateu o martelo, e a picape chegará em 2026, equipada com motor 1.5 turbo.

2. Picape do Corolla

Foto: Divulgação/Corolla

A Toyota tem um projeto global, já apresentado no Salão de Tóquio do ano passado, de lançar uma caminhonete intermediária para a família do Corolla. A única coisa que se sabe é que ela terá motorização híbrida.

3. Picape do Creta

Foto: Divulgação/Hyundai

O Brasil esperava receber a Santa Cruz, mas deve ganhar uma picape baseada no Creta STC, conceito apresentado pela marca sul-coreana no Salão do Automóvel de 2016. Ao que tudo indica, a picape terá a mesma plataforma, mecânica e interior do SUV.

4. Nova Renault Oroch

Foto: Divulgação/Renault

O modelo pode fazer um retorno triunfal ao país até 2027, inclusive em uma versão híbrida-leve. A nova Oroch será construída sobre a plataforma RGMP, a mesma do Kardian, ganhando alguns centímetros em comprimento e entre-eixos (de 4,72 metros e 2,83 m, respectivamente, para 4,90 m e 3 m).

5. Picape da Nissan


A planta argentina também enviará ao Brasil a nova picape da Nissan, que deve ganhar um visual próprio diferente da Renault Niagara.

As expectativas apontam para uma motorização híbrida com sistema e-Power, baseado em um motor elétrico para tração e um motor a combustão gerador. A previsão de estreia é para 2027.

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