Não acredite nestas 3 coisas que Hollywood te ensinou sobre carros
Produções cinematográficas fazem o motorista acreditar em coisas que passam longe da realidade sobre automóveis.
Os automóveis são objetos muito presentes em grandes produções cinematográficas, especialmente nos filmes de ação de Hollywood. É comum ver cenas com carros realizando as mais absurdas manobras já vistas, mas o espectador precisa saber diferenciar realidade de ficção.
Muitas sequências das obras audiovisuais têm por finalidade capturar o interesse de quem assiste a qualquer custo, mesmo que não sejam tão fiéis à realidade. Esses efeitos podem até cativar a audiência, mas também podem fazer as pessoas acreditarem em coisas impossíveis.
3 coisas que Hollywood te ensinou errado sobre carros
Foto: zef art/Shutterstock
No texto de hoje, reunimos três coisas comuns envolvendo carros que não são reais; elas apenas foram colocadas nos filmes para manter seus olhos atentos à tela. Veja:
1. Airbag não abre devagar
A bolsa criada para proteger os ocupantes do veículo durante uma colisão foi desenvolvida para reduzir os danos do acidente. Portanto, o mecanismo precisa ser ativado imediatamente após o impacto, ao contrário do que é mostrado nos filmes.
Muitas produções de Hollywood mostram o airbag sendo acionado um bom tempo após a batida, às vezes até de forma cômica. Na vida real, um acionamento tardio pode custar a vida de motoristas e passageiros.
2. Carro não protege o ocupante de tiros
Em filmes com armas, especialmente os policiais, uma cena bem recorrente é aquela em que termina com os personagens disparando suas armas e se protegendo atrás da lataria do carro. Depois de um verdadeiro tiroteio, a pessoa que ficou atrás do veículo consegue sobreviver sem ferimentos.
Primeiro, isso é bem raro de acontecer. A exceção vale para as viaturas policiais, que podem ter proteção balística, mas, em geral, o carro só vai parar a trajetória da bala se ela atingir o bloco do motor. Caso contrário, ela possivelmente atravessará a lataria e atingirá quem estiver atrás.
3. Carros não explodem após uma colisão
Este é um clássico: dois carros em alta velocidade se chocam e uma explosão gigante acontece, muitas vezes com direito ao mocinho saindo dramaticamente do meio do fogo. Pode até ser bonito assistir, mas um impacto entre veículos raramente produz chamas.
O combustível do automóvel é armazenado no tanque, projetado para garantir a segurança em todas as situações, inclusive emergências. Além disso, a gasolina em estado líquido não é explosiva, somente seu vapor.