Não compre um HB20 sem saber quais são os 2 problemas mais comuns do carro
Hatch compacto tem boa reputação no mercado, mas consumidores reclamam de defeitos na multimídia e no motor turbo.
Lançado no Brasil no segundo semestre de 2012, o Hyundai HB20 foi o primeiro carro da marca produzido nacionalmente. O modelo chegou com um visual atraente e uma lista de equipamentos mais robusta para concorrer em um segmento que, na época, era dominado pelo Volkswagen Gol.
Não demorou muito para o hatch compacto cair nas graças dos brasileiros e se tornar um sucesso de vendas no país. Ao longo de sua história, ele passou por algumas alterações no visual, algumas mais polêmicas que outras, com destaque (negativo) para a de 2019.
Em 2022, a montadora anunciou mais uma reestilização e apresentou um HB20 com linhas mais retilíneas, novo design que agradou imediatamente e alavancou as vendas do hatch.
Imagem: Reprodução
Os dois maiores defeitos do Hyundai HB20
Apesar de ser conhecido por sua confiabilidade mecânica, o carro tem dois problemas recorrentes, que são alvo de muitas críticas pelos usuários. Saiba quais são as principais falhas de projeto mais apontadas pelos clientes da Hyundai.
1. Injeção direta
Embora os motores aspirados de 1,0 e 1,6 litro sejam elogiados, o propulsor 1.0 turboflex, que surgiu como opção desde a reestilização de 2019, não possui uma fama tão boa. No site Reclame Aqui, alguns proprietários reclamam de falhas no sistema de injeção direta desse propulsor.
Os sintomas mencionados são aumento do consumo de combustível, perda de potência e até apagão em casos mais graves. Alguns proprietários relatam que conseguiram resolver o problema acionando a garantia, mas ele reapareceu em pouco tempo.
Segundo o mecânico Paulo Vianna, a injeção direta é mais complexa e “exige manutenção especializada”, além de cuidado na hora de abastecer. Porém, ele diz que é preciso investigar se as falhas relatadas pelos motoristas não são um defeito crônico do HB20.
2. Central multimídia
A segunda maior fonte de reclamações do hatch é a central multimídia, que apresenta travamentos recorrentes e não se conecta com os celulares dos usuários. Uma consumidora relata que chegou a resetar o equipamento “inúmeras vezes”, mas não obteve resultado.
Vianna explica que o mau funcionamento da central multimídia pode ser gerado por uma falha no software do dispositivo.
“Na maioria das vezes, os defeitos são corrigidos com uma atualização do sistema feita na própria concessionária. Apesar do aborrecimento que isso pode causar ao usuário, esse tipo de problema geralmente não interfere na condução do carro”, pontua.
*Com informações do Autoesporte.