Não é tudo igual: 4 estepes com funções diferentes que todo motorista deve conhecer

Veja quais os tipos certos na hora de necessidade e não erre mais.

Quando o assunto é pneus, muitas vezes os motoristas só se lembram do estepe na hora da necessidade, por exemplo, ao enfrentar um furo na rua ou na estrada. Esse componente pode ser um verdadeiro salvador em momentos de aperto, mas é fundamental entender que nem todos os estepes são iguais.

A escolha e o uso do estepe correto podem fazer toda a diferença na segurança e na performance do veículo. Neste artigo, vamos explorar os principais tipos de estepe, suas características e quando cada um deles pode ser utilizado.

Foto: Shutterstock

1. Estepe igual ao pneu original

O tipo mais comum de estepe é aquele que é idêntico aos pneus originais do veículo. Essa opção facilita muito a vida do condutor, pois a instalação é simples e não há alterações no desempenho do carro.

Ao trocar um pneu furado por um estepe igual, o motorista pode continuar dirigindo normalmente, sem se preocupar com restrições de velocidade ou manobras.

2. Roda de dimensões menores

O segundo tipo é o estepe de dimensões menores, também conhecido como ‘pneu de socorro’ ou ‘pneu temporário’. Este tipo de estepe é projetado para ser usado de forma temporária, permitindo que o motorista chegue a um mecânico ou a um local seguro sem comprometer a segurança.

Contudo, seu uso não é sem restrições: normalmente, estes pneus vêm com etiquetas indicando a velocidade máxima permitida, que geralmente é inferior àquela que o veículo pode atingir com pneus regulares. Além disso, manobras bruscas, como acelerações rápidas ou freadas abruptas, devem ser evitadas para não comprometer a estabilidade do carro.

Daniel Monteiro, especialista em mecânica automotiva, enfatiza a importância de manter a calibração correta e a pressão apropriada para os pneus de dimensões menores.

Para esse tipo de estepe, a pressão costuma ser maior do que a dos pneus usuais, e a consulta ao manual do proprietário é essencial para garantir que essa informação seja respeitada.

3. Ausência de estepe e o uso de kits de reparo

Em modelos de carros mais modernos, especialmente aqueles que apresentam porta-malas compactos, a quinta roda vem sendo substituída por kits de reparo de pneus.

Esses kits funcionam como seladores para pequenos furos, permitindo que o motorista continue sua viagem, embora seja uma solução temporária. Após a utilização do kit, é recomendável levar o veículo a um borracheiro o mais rápido possível para uma avaliação mais completa e, se necessário, reparo do pneu.

4. Pneu Run Flat

Outra alternativa disponível no mercado é o pneu Run Flat, que se destaca por sua tecnologia avançada. Esses pneus são projetados com laterais reforçadas, permitindo que o condutor continue rodando mesmo após um furo.

A vantagem é que o motorista pode dirigir a uma velocidade limitada de até 80 quilômetros por hora por uma distância máxima de 80 quilômetros sem precisar parar.

No entanto, a durabilidade e a segurança do uso prolongado ainda são questionadas em comparação com pneus normais. Vale ressaltar que o custo desse tipo de pneu é geralmente mais elevado.

Independentemente do tipo, é importante verificar regularmente o estado do estepe, levando em conta aspectos como oxidação, trincas e outros danos que possam comprometer sua eficácia.

Além disso, a localização do estepe pode variar de acordo com o modelo do automóvel. Em picapes, é comum encontrá-lo na parte inferior do veículo, enquanto em carros como o Ford EcoSport, ele está montado na parte externa da tampa do porta-malas.

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