Não entre em pânico: saiba o que fazer se o bafômetro acusar falso positivo

Alimentos e produtos com certo teor alcóolico na composição podem levar a um resultado positivo no teste do bafômetro. Saiba o que fazer para não sair prejudicado dessa enrascada.

O assunto do momento entre os motoristas é o estudo da Proteste que aponta o alto teor de álcool presente em algumas marcas de pão de forma. De acordo com a pesquisa, realizada com as dez marcas líderes de vendas no Brasil, o percentual seria suficiente para reprovar o motorista no teste do bafômetro.

Consumir um alimento que tem álcool em sua composição e acabar levando uma multa por falta de informação se transformou em um medo para muitos condutores.

Se essa é uma preocupação para você, saiba que existe uma maneira simples de lidar com essa situação.

Teste do bafômetro acusou falso positivo: saiba o que fazer

Foto: Shutterstock

Certos alimentos, como bombons de licor, pães de forma e até produtos como enxaguante bucal, possuem álcool em sua formulação.

Caso seja realizado logo após o consumo de um desses itens, o teste de alcoolemia pode apontar um resultado positivo.

“O que acontece, assim como nos casos do enxaguante bucal e do bombom de licor, é uma presença temporária do álcool na mucosa da boca e não espalhada no sangue; portanto, desaparece por evaporação entre dois a cinco minutos após o consumo ou exposição a esses produtos”, explica o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS).

Portanto, se o motorista que não ingeriu bebida alcoólica for abordado pela fiscalização, a recomendação é manter a calma e explicar sua situação ao agente de trânsito.

Após 10 minutos, as autoridades devem realizar um novo teste para comprovar que ele está falando a verdade.

“Durante a abordagem, os agentes realizam o teste passivo, quando o motorista sopra de longe em direção ao equipamento. Se o resultado for positivo, o agente conversa com o motorista e, nessa conversa, busca sinais de embriaguez. Após 10 minutos, é realizado um novo teste e, se não der positivo, o motorista está liberado. Caso contrário, se constar na corrente sanguínea do condutor o álcool, ele sofrerá as imposições da lei”, diz Ruben Ajala, Gerente Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran-MS.

O Conselho Federal de Farmácia publicou uma nota explicando que a quantidade de álcool presente em pães de forma não é suficiente para produzir um resultado positivo definitivo no bafômetro.

Portanto, o motorista deve explicar o motivo do falso positivo e realizar um novo teste alguns minutos depois.

você pode gostar também