Não seja enganado! Como perceber se o óleo do motor é falsificado

Produto falso pode prejudicar o motor do carro e dar prejuízos ao bolso do motorista.

Motoristas devem se atentar a diversas coisas quando o assunto é a saúde do seu carro. E uma delas envolve o óleo do motor, que deve ser trocado regularmente, conforme estipulado pelo fabricante do veículo. Porém, não basta apenas seguir o manual para se sentir aliviado.

O que acontece é que muitas pessoas são enganadas com o golpe do óleo falsificado. A prática se tornou comum no país, sendo inclusive difícil de identificar, pois os golpistas utilizam a mesma embalagem e rótulo do produto original.

O perigo do óleo de motor falsificado

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o óleo de motor falsificado é produzido sem nenhum critério que atenda às necessidades dos motores, com ausência de aditivos, aderência e viscosidade, características necessárias para manter a mecânica do carro funcionando em bom estado. Sem eles, não há lubrificação, gerando falta de equilíbrio térmico no motor.

Mas não é só isso: utilizar óleo de motor falso no carro provoca desgaste das peças móveis, do bloco e do cabeçote. Além disso, ocorre a formação de borras que entopem os dutos e a bomba de óleo. Sem a devida lubrificação, as partes móveis do motor (virabrequim, bielas, mancais, pistões, tuchos) podem superaquecer e chegar ao ponto de fusão. A solução para esse problema acaba sendo a retífica para dar vida nova ao veículo.

Foto: mpohodzhay/Shutterstock

Como saber se o motor do carro é falsificado?

É possível perceber quando o óleo de motor usado no carro é falsificado. Primeiramente, quando a troca é feita pelo produto original, o ruído do motor fica mais suave, sem atritos notáveis. Por outro lado, ao se utilizar a lubrificação falsa, o ruído assemelha-se ao do óleo velho, pois ele não está cumprindo seu papel como deveria no veículo.

Apesar dessa característica, basear-se apenas no ouvido não garante que o motor esteja com óleo original. Para isso, é necessária uma análise técnica. Mas se isso não for possível, aqui vão algumas recomendações básicas:

  • Adquira o produto sempre em lojas especializadas e confiáveis;
  • Verifique se o rótulo possui a certificação da ANP;
  • Desconfie de estabelecimentos que oferecem o produto abaixo do preço de venda; e
  • Não compre o óleo em sites pouco confiáveis.
você pode gostar também