Não tire o carro da garagem! Estes são os dias da semana com mais acidentes de trânsito
Pesquisa realizada a partir de dados governamentais aponta os dias da semana com o maior número de ocorrências.
O Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC) divulgou um estudo que mostra os dias da semana em que mais ocorrem acidentes de trânsito no Brasil. A resposta não é muito surpreendente e certamente sofre muita influência do aumento no consumo de álcool durante o fim de semana.
A sexta-feira e o sábado são os dias com mais sinistros no país. Também é mais comum que os acidentes sejam registrados durante o dia, apesar de muitos acreditarem que o período noturno é mais perigoso. Cerca de 58,4% dos casos ocorrem das 6h às 18h, e apenas 31% são ocorrências noturnas.
Embora o número seja menor, o risco de acidentes graves é maior à noite, aumento que está ligado a fatores como a redução da visibilidade e a maior fadiga dos condutores.
“Isso se deve ao aumento do fluxo de veículos nas estradas nesse período. No entanto, é importante destacar que os acidentes noturnos tendem a ser mais graves, já que há menos visibilidade e maior probabilidade de o motorista estar cansado. Durante a madrugada, é comum encontrar menos veículos na estrada, mas também há maior risco de cansaço e sonolência por parte dos motoristas”, informa.
Isolando apenas os acidentes de trânsito no transporte rodoviário de cargas, as sextas-feiras e os sábados também são os dias com maior número de ocorrências, com 16,5% e 14,6% dos casos, respectivamente. A partir dessa proporção, o instituto avalia que não há um dia mais perigoso para esse tipo.
A pesquisa mostra ainda que 37% dos veículos envolvidos nos sinistros são caminhões tratores, a faixa etária predominante entre os envolvidos está entre 36 e 50 anos, e as rodovias com mais casos são a BR-116 e a BR-101. Cerca de 4% dos acidentes resultam em mortes e 25% deixam as vítimas com algum tipo de lesão.
Foto: Shutterstock
Infraestrutura e conscientização
Serini destaca a necessidade de investimentos em infraestrutura, fiscalização e conscientização para reduzir o volume de eventos.
“Ressalto que muitos acidentes poderiam ser evitados com maiores investimentos em infraestrutura, em fiscalização e na conscientização de motoristas e de empresas de transporte”, diz a especialista.
“As estatísticas revelam uma quantidade expressiva de ocorrências, com impactos significativos em termos de prejuízos materiais, lesões e perdas de vidas. É importante estar atento às características de cada fase do dia e adotar medidas preventivas adequadas. A atenção e as medidas de segurança devem ser mantidas constantemente todos os dias da semana”, completa.
O objetivo do relatório do IPTC é contribuir com a promoção de um trânsito mais seguro e responsável para reduzir o número de acidentes no Brasil.