Não viaje com o porta-malas cheio antes de fazer os ajustes obrigatórios
Aumento do peso no automóvel requer cuidados extras para evitar problemas como a sobrecarga da suspensão.
Julho é o mês das férias escolares no Brasil e muitos pais aproveitam a folga das crianças para viajar e relaxar junto com a família. É nessa hora que todo mundo faz as malas, enche o porta-malas de bagagem e entra no carro para pegar a estrada rumo ao sossego (ou não).
Se você faz parte do grupo que está pronto para sair de férias com o automóvel lotado, é melhor preparar o veículo para o peso adicional que ele vai receber. A recomendação é realizar alguns ajustes simples, mas de vital importância para a segurança e para os sistemas responsáveis pelo suporte da carga.
Foto: Shutterstock
Vai lotar o porta-malas? Faça os ajustes necessários no carro
A primeira e mais óbvia manutenção é calibrar os quatro pneus e o estepe. O manual do proprietário normalmente recomenda ao motorista colocar de 2 a 3 libras a mais de pressão acima do valor normal para auxiliar no suporte do peso. Essas libras adicionais nos pneus também aumentam a segurança quando o carro roda em velocidades mais elevadas.
É indispensável verificar a pressão recomendada pela montadora no manual do carro, na etiqueta afixada na coluna da porta do motorista ou no manual dos pneus. Essa informação varia bastante dependendo do modelo do veículo.
Outro ajuste bem importante antes da viagem é corrigir a posição dos faróis que não possuem ajuste automático. A correção manual é necessária porque o peso extra no bagageiro levanta a dianteira do automóvel e pode fazer a luz dos faróis ofuscar a visão de outros motoristas.
Nos carros em que a regulagem não é elétrica, o procedimento manual é feito por meio de uma alavanca próxima ao farol. Esse simples hábito aumenta a segurança dos ocupantes porque faróis desalinhados reduzem a visibilidade, contribuem com acidentes de trânsito e colocam em risco a vida de muitas pessoas.