Nem tudo são flores! Chevrolet Equinox fica mais tecnológico, porém peca em um aspecto importante
O novo Chevrolet Equinox chega ao mercado brasileiro com mudanças significativas, mas erro grave não acompanha sua evolução.
Com mais de um mês de sua estreia no Brasil, o Chevrolet Equinox renovado desperta curiosidade e expectativas. A marca lançou recentemente sua versão elétrica, mas agora é a vez do Equinox a combustão, ou Equinox Turbo. A distinção entre as versões visa evitar confusões, já que os modelos são bastante distintos.
Disponível nas versões Activ e RS, o SUV apresenta opções de escolha baseadas no gosto pessoal. Ambas as versões compartilham o mesmo conjunto mecânico e têm o mesmo preço, custando R$ 267.000. A versão Activ se destaca por sua cor exclusiva Verde Cacti e outros detalhes exclusivos.
O design aventuroso do novo Equinox é notável. Com uma aparência robusta e musculosa, ele adota elementos off-road, como apliques plásticos e uma carroceria imponente. Faróis divididos e lanternas em LED também são características marcantes da nova identidade visual da Chevrolet.
Conforto e tecnologia aumentam
Foto: Divulgação/Chevrolet
O interior do Equinox foi aprimorado, apresentando um acabamento superior. Com revestimentos de cores contrastantes, o painel e os assentos trazem um toque refinado. Além disso, o veículo conta com um painel de instrumentos de 11 polegadas e uma central multimídia de 11,3 polegadas, oferecendo variadas funcionalidades.
O modelo oferece espaço considerável para passageiros e bagagens, com um porta-malas de 469 litros. As características de conforto incluem bancos aquecidos, ar-condicionado dual zone e teto solar panorâmico. O sistema de câmeras 360° e o retrovisor com projeção de vídeo são exclusividades da versão Activ.
Já em relação aos sistemas de segurança e conectividade, destacam-se:
- Piloto automático adaptativo (ACC);
- Frenagem automática de emergência;
- Assistente de pontos cegos;
- Central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
Desempenho decepcionante?
Apesar das melhorias, o Equinox deixa a desejar no desempenho. Equipado com motor 1.5 turbo de 177 cv e câmbio de oito marchas, o SUV demonstra falta de fôlego em determinadas situações. O aumento de peso em cerca de 100 kg contribui para seu desempenho mediano.
Os modos de condução incluem Normal, Neve/Gelo e Off-Road; no entanto, a ausência de um modo econômico ou esportivo limita suas opções. O consumo, conforme dados da GM e do Inmetro, é de 9 km/l urbano e 10,7 km/l rodoviário.
No fim de tudo, o Chevrolet Equinox evoluiu em muitos aspectos, mas seu desempenho ainda não justifica o custo elevado em comparação com os concorrentes.