Nem tudo são flores! Descubra os problemas mais comuns do Volkswagen Nivus

Reclamações de donos do SUV cupê são principalmente sobre trincas no eixo traseiro e volante fácil de descascar.

Posicionado abaixo do T-Cross na família de SUVs da Volkswagen, o Nivus chegou ao Brasil em junho de 2020 e acaba de completar quatro anos de venda. A diferença entre ele os médios Taos e Tiguan é a inspiração em cupês, visual que se popularizou entre os crossovers disponíveis no mercado.

Embora seja um carro cheio de vantagens, ele tem problemas e defeitos recorrentes que geram queixas por parte dos proprietários. Essas falhas não fazem dele um projeto ruim da marca alemã, mas é importante conhecer todos eles antes de tomar uma decisão sobre a compra.

Volkswagen Nivus

Desenvolvido sobre a plataforma MQB-A0, a mesma de Polo e T-Cross, ele utiliza os mesmos para-brisa, portas e chapa do teto do hatch. São 2,57 metros de distância entre-eixos e 4,27 m de comprimento, que abrem espaço para um porta-malas com 415 litros de capacidade.

O Nivus é vendido nas versões Sense, Comfortline e Highline, todas com painel de instrumentos digital de 8 polegadas, volante multifuncional com paddle shifters, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 16″, lanternas em LED, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, frenagem automática de emergência, freios a disco nas quatro rodas e seis airbags.

As diferenças estão em detalhes no visual e itens de série adicionais.

Volkswagen Nivus (Foto: Divulgação/Volkswagen)

A Comfortline, por exemplo, adiciona câmera de ré, grade frontal cromada, central multimídia VW Play de 10″, carregador de celular por indução e faróis em LED. Já a Highline vem com ar digital, faróis de neblina em LED, chave presencial, (ACC), alerta de fadiga do motorista, painel digital Active Info de 10″, rodas aro 17″, controle de cruzeiro adaptativo sensor de estacionamento dianteiro, dentre outros equipamentos.

Sob o capô, o carro é equipado com motor 200 TSI 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, que desenvolve até 128 cv de potência e torque máximo de 20,4 kgfm. O câmbio é automático Tiptronic de seis marchas.

Principais problemas do Nivus

No site Reclame Aqui, as principais queixas sobre o Nivus estão ligadas à central multimídia VW Play e ao acabamento do volante. Outras questões, como defeitos na lanterna traseira, mau funcionamento da buzina e ruídos no acabamento interno, aparecem com menor frequência.

Os clientes relatam que a central multimídia é lenta demais e até trava durante a utilização, sobretudo quando acionados os comandos de navegação e telefonia. O proprietário de um modelo 2021 diz que “a conexão sem fio não funcionou e ainda parou de conectar por cabo”.

Em relação ao volante, as queixas afirmam que o componente descasca com pouco tempo de uso. Um dos relatos feitos por um cliente conta que o item começou a descascar, soltar tinta e perder cor com apenas um ano de uso.

Já o problema mecânico mais mencionado no VW Nivus são as trincas no eixo traseiro. A montadora chegou a responder uma das queixas, que cita “barulho na suspensão traseira” e um orçamento de R$ 2.384,72 cobrado pela marca pela troca do eixo traseiro. A Volkswagen disse que o modelo estava fora da garantia.

O Volkswagen Nivus parte de R$ 119.990 na versão Sense 200 TSE e chega a R$ 151.590 na configuração Highline 200 TSI.

você pode gostar também