Ninguém suporta! 5 atitudes que motoristas chatos mais fazem no trânsito
Se você pratica alguma delas, é melhor rever suas atitudes atrás do volante.
Se existe etiqueta no nosso convívio social, no trânsito não poderia ser diferente, especialmente para quem mora em cidades grandes. Dirigir não é apenas uma questão de ir de um lugar a outro, mas também de entender que existem regras a serem cumpridas. Caso contrário, o caos é instaurado.
Dentro do grupo de motoristas, existem aqueles considerados “chatos”, pois eles ameaçam a ordem pública e atrapalham o fluxo de carros. Nessas horas, o que muitos querem é chegar ao trabalho ou voltar para casa após um dia estressante.
Foto: Monstar Studio/Shutterstock
Chatos do trânsito! 5 atitudes que podem ser estressantes para muitas pessoas
Confira abaixo 5 atitudes no trânsito que tornam qualquer motorista um chato de galocha:
1. Motorista que não dá seta
Quem dirige diariamente sabe que motoristas que não dão seta são um dos grupos mais chatos do trânsito. Quem nunca foi fechado de surpresa porque alguém decidiu que a seta estava ali apenas de enfeite não sabe o que é passar raiva. Dar a seta na hora certa é um ato importante, pois, além de evitar acidentes, também evita sustos, brigas e xingamentos no meio da rua.
2. Motoristas lerdos da esquerda
Muitos motoristas já se esqueceram das aulas da autoescola e continuam cometendo esta gafe diariamente ao pegar no volante. Segundo o CTB, a regra é simples: nas pistas com várias faixas de circulação, as mais à direita são para veículos mais lentos e de maior porte. Já as faixas da esquerda são para os veículos mais rápidos. É por esse motivo que os caminhões precisam andar, sempre que possível, na faixa mais à direita.
3. Pedestre que corta as filas de trânsito
Parar o carro para que pedestres cruzem a faixa é uma lei que precisa ser seguida à risca, pois, antes de sermos motoristas, somos todos pedestres. Contudo, nesses casos, os cidadãos devem utilizar as faixas de pedestres no tempo estipulado para atravessar as vias de trânsito; caso contrário, isso pode obstruir o fluxo de veículos.
Portanto, a recomendação do CTB é não demorar para atravessar a rua, exceto em casos especiais de dificuldade de locomoção. Além disso, não é recomendável que pedestres se enfie na via entre os carros, ou seja, fora da faixa, para ganhar tempo e atravessar sob o risco de provocar acidentes.
4. Motorista rápido para cortar, mas lento para andar
Todo motorista já passou ou ainda vai passar por essa situação: o chato do trânsito é ágil em certas ações no volante, como cortar outros condutores e fechar os outros. Porém, após se colocar à sua frente, ele se transforma na pessoa mais lenta do mundo. Muitas vezes, chatos desse tipo são os que ocupam a faixa da esquerda e não dão seta.
5. Ladrão de vaga
Por último, dentre os motoristas mais chatos do trânsito, podemos destacar o ladrão de vagas. Ele detém o poder de estressar qualquer pessoa apenas com a habilidade de roubar a vaga de estacionamento no momento em que alguém claramente já se preparou para pegá-la.
O pior de tudo é quando esse “chato do trânsito” finge que nada aconteceu e faz cara de paisagem. Infelizmente, não existe uma infração prevista no CTB para punir essa atitude, mas deveria.