Nissan Leaf terá nova geração com produção a partir de março de 2025
Nova geração do elétrico será fabricada no Reino Unido, no mesmo complexo onde serão produzidas as baterias do modelo.
O Nissan Leaf resiste no mercado como um dos pioneiros no segmento de veículos eletrificados. Apesar de não ser um carro ruim, o projeto está ultrapassado e oferece um padrão de tomada obsoleto, assim como uma bateria com um tipo de resfriamento que praticamente já não se usa.
Para aproveitar o nome consolidado, a marca japonesa prepara uma nova geração do carro, cuja produção pode começar em março de 2025. Segundo informações da Autocar, o modelo será produzido na fábrica da Nissan em Sunderland, no Reino Unido, planta que acaba de passar por uma reforma de 2 bilhões de libras (cerca de R$ 13,1 bilhões).
O local é o mesmo onde a montadora produz os SUVs Juke e Qashqai com motor a combustão para o mercado europeu. A publicação afirma que os dois modelos citados terão sucessores produzidos no local. O complexo terá ainda duas fábricas de baterias para alimentar a demanda de baterias do Leaf e de veículos futuros.
Vale mencionar que a fabricação da geração atual do Leaf no Reino Unido foi cancelada pela Nissan no início deste ano.
Oferta do Leaf
O chefe regional de manufatura da Nissan UK, Alan Johnson, disse à Autocar que a mudança será repleta de desafios e mencionou que o futuro da fábrica ficou suspenso por conta do Brexit. Contudo, após o fechamento da planta da Honda em Swindon em 2021, o local vizinho deve realmente ficar para a outra japonesa.
Ainda não se sabe como os novos planos da montadora afetarão a oferta do Leaf no Brasil. Hoje, o modelo é encontrado apenas para assinatura, e as unidades são importadas. Todos os lotes recebidos após o fim da fabricação em Sunderland foram destinados ao serviço de assinatura.
Outro mistério é a forma da próxima geração do carro, que, segundo a marca, será baseada no conceito Chill-Out de 2021. Isso significa que ele será uma mistura de hatchback com SUV.
Mesmo sem tantos detalhes divulgados, a publicação informa que a Nissan dará início aos testes do Leaf 2025 em agosto, antes do início das vendas, previsto para o próximo março. Com sorte, a produção da próxima geração deve começar antes do final deste ano.