Nova bateria promete revolucionar os carros elétricos; descubra como

Saiba como funciona as baterias de estado sólido que, em breve, devem substituir as famosas baterias de íon de lítio.

Notebooks, celulares, câmeras fotográficas e até em carros elétricos. As baterias de íon de lítio estão em toda a parte, garantindo o funcionamento de diversos equipamentos tão presentes em nossa sociedade. Apesar disso, muito em breve, ela deve ceder espaço para outra tecnologia mais avançada: as baterias de estado sólido.

Embora ambas tenham a mesma finalidade, a diferença entre elas se dá a partir de um processo químico. Ao contrário da bateria de íon-lítio, as baterias de estado sólido utiliza os eletrodos e eletrólitos em estado sólido. O modelo hoje em uso se apropria desses mesmos elementos, mas em estado líquido ou gel.

Vantagens

Esse detalhe do estado físico da matéria traz vantagens visíveis. É o caso do aumento do alcance, por exemplo. Como a densidade energética é maior, as baterias em estado sólido armazenam mais energia e um pacote de células menor – e mais leve. Na prática, espera-se que a densidade seja pelo menos duas vezes superior.

Isso representa um ganho de autonomia. Nesse sentido, a Toyota afirma que um projeto desse tipo pode garantir mais de 1.500 km de autonomia, além de um carregamento de 10% a 80% em menos de 10 minutos.

Outro ponto é que as baterias em estado sólido suportam temperaturas mais altas, o que diminui o risco de incêndios.

Melhorias

Entretanto, como nem tudo é perfeito, ainda há detalhes que precisam receber melhorias no processo de fabricação. As baterias sólidas possuem uma fabricação mais complexa, uma vez que exige camadas/filmes de células empilhadas com precisão, formando uma laminação perfeita sob altíssima pressão.

Outro ponto de melhoria é que a durabilidade do conjunto de células é menor, quando comparada à bateria de íon-lítio.

Lançamento comercial

Mesmo com os pontos de atenção ainda em observação pelas fábricas, o lançamento comercial da bateria sólida não está tão distante assim. A própria Toyota já anunciou que seus primeiros carros de baterias sólidas chegarão em 2027 e serão tanto híbridos quanto 100% elétricos.

Na mesma linha, outros fabricantes e fornecedores trazem previsões parecidas ou até mais curtas. A Ganfeng, gigante chinesa de exploração de lítio, por exemplo, afirmou que a produção desse tipo de bateria começou ainda no ano passado e sua aplicação comercial deve ocorrer em 2026.

Já a Volkswagen também conduz testes que já atingiram a marca de 500 mil km de durabilidade.

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