Nova Fiat Strada será picape global com design elétrico; confira projeção
Nova Fiat Strada terá inspiração no conceito europeu Dolce e usará plataforma global do Grande Panda.
A aguardada terceira geração da Fiat Strada promete surpreender com um design inovador e abordagem global. Baseada no conceito europeu Dolce, a caminhonete adota a plataforma STLA Smart Car, compartilhada com o Grande Panda.
A pedido da revista Autoesporte, o designer Jonathan Machado capturou a essência desse futuro modelo, revelando um visual que remete a veículos elétricos, mas sem exageros futuristas.
Em fevereiro, quatro conceitos da Stellantis anteciparam essa nova linha de carros populares, que terá a Fiat Strada como destaque. O lançamento está previsto para o final da década, sendo parte do ambicioso plano de investimentos de R$ 30 bilhões do grupo automotivo no Brasil até 2030.
Assim, a nova picape integrará um portfólio que inclui outros modelos baseados na mesma plataforma.
Projeto robusto e global
A terceira geração da Strada não será apenas uma evolução estética, mas também uma expansão de mercado. A picape estará disponível em mercados internacionais, incluindo a Europa.
Ali, versões elétricas a bateria podem ser oferecidas, enquanto no Brasil as opções variam entre motorização híbrida leve de 12V, turbo e aspiradas sem eletrificação, atendendo a diferentes necessidades.
Especificações e dimensões
Comparada à atual Strada, a nova versão deve apresentar um leve aumento nas dimensões. Atualmente, a caminhonete mede 4,48 metros de comprimento, 1,73 metros de largura e 1,59 metros de altura.
A ampla gama de versões continuará, oferecendo cabines simples, estendidas ou duplas, adaptando-se às preferências dos consumidores.
Foto: Jonathan Machado/Autoesporte
Futuro promissor para a Stellantis
A estreia da matriz STLA Smart Car, que será fabricada no complexo de Betim (MG), deve marcar um novo capítulo na história automotiva brasileira.
No Brasil, um hatch derivado do Grande Panda, também parte deste projeto, será lançado para substituir o Mobi e o Argo em 2026. Já um SUV de sete lugares e o novo Fastback estão previstos até 2028.
Este movimento estratégico reforça o compromisso da Stellantis com a inovação e o crescimento no mercado local e internacional.