Nova moda dos motoristas é usar vinagre nos pneus do carro. Para que serve?
Produto comum na dispensa da maioria das famílias tem uma utilidade que vai além da cozinha. Descubra qual é.
Grande aliado na culinária e na limpeza, o vinagre está muito presente em receitas e misturas diversas ensinadas na internet. O produto tem propriedades desengordurantes e desinfetantes, mas suas funções vão além da casa e também podem beneficiar os veículos.
A técnica consiste em usar o vinagre para limpar os pneus, deixando-os mais limpos e brilhantes. Há quem afirme que ele ajuda até a prolongar a vida útil desse componente, uma vez que remove substâncias que podem degradar seu material.
Essa mistura inusitada realmente funciona ou é “balela” da internet? Sim, ela funciona. O vinagre é um produto que ajuda na remoção de sujeira e gordura, sendo capaz de eliminar graxas, manchas e outros elementos acumulados nos pneus, deixando um aspecto mais claro e de recém-saídos da fábrica, além de oferecer outros benefícios.
Foto: Reprodução
Como limpar os pneus com vinagre?
A higienização não tem nenhum segredo e nem utiliza substâncias mirabolantes. Basta um pouco de água morna, vinagre branco ou de maçã e um pano ou esponja macia. Outras variedades do produto não são recomendadas para esse tipo de limpeza.
Após reunir tudo que precisa, o motorista deve lavar os pneus com água morna, esfregando com um pano ou esponja para remover a sujeira superficial. Em seguida, é só borrifar um pouco de vinagre em toda a superfície do item.
Para finalizar o processo, é necessário aguardar alguns minutos antes de enxaguar bem e secar com um pano seco.
O resultado é imediato e agrada bastante quem gosta dever o veículo sempre limpo e brilhante até na parte inferior.
Além de promover um efeito bom para os olhos, o vinagre evita o surgimento de bolor ou mofo porque tem ácido gálico, lático e cítrico, todos com propriedades antimicrobiana e anti-inflamatória.
Outra vantagem é que o ele auxilia na proteção contra ressecamento e rachaduras porque possui um pH ácido que equilibra o pH alcalino dos pneus. Isso faz com que o componente fique mais hidratado e flexível, o que prolonga sua vida útil.