Nova Rampage elétrica deve passar a ser produzida no Brasil
Fábrica em Pernambuco já inicia produção da nova Ram Rampage elétrica
A Stellantis planeja entrar no mercado de veículos elétricos no Brasil e há indícios de que a Ram Rampage, uma picape, será uma das opções eletrificadas.
Embora a produção de carros híbridos já esteja programada para começar em Goiana (PE) no próximo ano, a Rampage elétrica ainda está em desenvolvimento e deve ser lançada até 2027.
A novidade ainda está sendo mantida em segredo
Os detalhes específicos sobre a picape elétrica são escassos nesta fase inicial, mas algumas especulações podem ser feitas com base em tendências observadas em outros modelos elétricos.
Uma grade completamente fechada para melhor eficiência aerodinâmica é uma expectativa comum, e a possibilidade de um porta-objetos no local do motor a combustão também é mencionada, caso a plataforma permita.
A Rampage elétrica será a segunda picape 100% elétrica da Ram, sucedendo a Ram 1500 REV, que está prevista para estrear no mercado norte-americano no quarto trimestre de 2024. Ambas deverão ser acompanhadas pela Ram 1500 Ramcharger, que utiliza eletricidade para movimentar as rodas, mas conta com um motor a gasolina como gerador de energia.
A expectativa é que a Rampage elétrica conte com dois motores elétricos para tração nas quatro rodas, proporcionando desempenho comparável às versões a diesel ou gasolina. A capacidade de transferir energia da picape para dispositivos externos, como ferramentas ou residências, também é considerada uma possível funcionalidade.
Rampage elétrica já apareceu nos EUA
A estratégia de eletrificar a Rampage faz sentido, especialmente considerando os rumores de que a picape será oferecida nos Estados Unidos, onde já foi vista em testes. A nomenclatura adotada para a versão elétrica pode seguir a linha da Ram 1500 REV, possivelmente chamando a Rampage elétrica de Rampage REV, com REV significando “Ram Electric Vehicle” (Veículo Elétrico Ram).
A possibilidade de eletrificação não se limita à Rampage, pois outros modelos produzidos em Goiana, como Toro, Compass e Renegade, também poderiam seguir uma estratégia semelhante. Embora ainda não haja confirmação oficial da Stellantis sobre esses planos.