Novo Citroën C3 Aircross chega no fim do ano com novo câmbio e mais espaço
O C3 Aircross já está sendo fabricado na fábrica brasileira de Porto Real e seu lançamento está previsto para o final do ano.
Após a boa recepção obtida pelo hatch/crossover C3, a Citroën se prepara para a estreia do segundo integrante do projeto C-Cubed na região, o novo C3 Aircross, cujo design foi apresentado há poucos meses no Brasil.
Assim como tem acontecido nas últimas apresentações, a marca vai revelando aos poucos mais detalhes sobre o produto à medida que se aproxima seu lançamento no Brasil, previsto para antes do final do ano.
Nesta ocasião, a empresa francesa confirmou que o B-SUV terá transmissão automática de 7 velocidades com opção sequencial, sem dar outros detalhes.
Porém, se começarmos a analisar o conjunto de opções disponíveis do Grupo Stellantis na região, é quase certo que nos deparamos com a caixa automática Aisin CVT que já vem equipada com diversos produtos do consórcio, como o Fiat Cronos, Pulse, Fastback ou Strada e que em breve também seria incorporado ao Peugeot 208.
Vale lembrar que se trata de um câmbio automático com variador contínuo (CVT), que possui 7 marchas simuladas e de fato possui um modo sequencial que transmite a sensação de passagem de marcha e que pode ser associado ao motor a gasolina Firefly 1.3 99 CV ou ao Firefly 1.0 turbo com 125 CV (130 CV no etanol) e 200 Nm de torque. Precisamente, este último é o que dizem ser utilizado pelo novo C3 Aircross brasileiro.
Mais espaço
O outro dado divulgado pela empresa é a capacidade do porta-malas: tanto na configuração de 5 ou 7 lugares, segundo o comunicado oficial, o espaço de carga será de até 489 litros pelo padrão VDA, superando todos os seus rivais. Da mesma forma, dependendo da versão, também contará com instrumentos digitais de 7” de alta resolução, limitador e regulador de velocidade, sistema de ventilação suplementar para a segunda e terceira fila de bancos e rodas de até 17 polegadas.
Nesse sentido, Vanessa Castanho, vice-presidente da Citroën para a América do Sul, afirmou: “Este é um projeto baseado em pesquisas, onde ouvimos muito o que nosso consumidor queria: um design único, que é o DNA da Citroën, com espaço, robustez e versatilidade. E também com a acessibilidade da marca, não só na compra, mas na utilização do veículo”.
Baseado na plataforma modular CMP, o C3 Aircross já está sendo fabricado na fábrica brasileira de Porto Real e seu lançamento está previsto para o final do ano, portanto nos próximos meses a Citroën deverá revelar os dados que faltam: motores e como será compôs o intervalo.