Novo Creta 2025 chega com motor que fará SUVs rivais ‘tremerem na base’
Motor 1.6 turbo do modelo destaca-se no aquecido mercado de SUVs no Brasil; confira melhorias e desempenho.
O mercado de SUVs no Brasil continua a expandir-se, com modelos como o Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker liderando as vendas. Diante desse cenário, a Hyundai apresenta o renovado Creta, que promete movimentar o segmento nas próximas semanas.
Produzido na unidade de Piracicaba (SP) após um investimento significativo de R$ 500 milhões desde 2022, o Creta chega com um novo propulsor. Esse motor 1.6 turbo, derivado do modelo Tucson, está alinhado com as tendências de motores eficientes e de alta performance.
A troca do motor 2.0 aspirado pelo 1.6 turbo é uma estratégia para atender às futuras normas de emissões que serão implementadas em 2025. Além disso, o novo motor promete um desempenho superior e economia de combustível.
Nova motorização e eficiência
A principal inovação no novo Hyundai Creta é o motor 1.6 turboflex (TGDI) da linha Smartstream. Este motor traz melhorias significativas em relação ao antigo motor Gamma II do Tucson, proporcionando um avanço em eficiência e desempenho.
O motor turbo do Creta, com injeção direta, proporciona potência de 177 cv e é combinado com um câmbio automatizado de sete marchas.
Essa configuração, já vista em outros modelos como o Kia Sportage, otimiza o consumo de combustível, essencial no mercado atual.
Foto: Divulgação/Hyundai
Consumo comparativo
Comparando o consumo, o atual Creta com motor 2.0 flex apresenta números de 7,7 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números melhoram para 11,1 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.
Espera-se que o novo Creta 1.6 turbo alcance uma eficiência de combustível entre 8,5 km/l e 14 km/l, dependendo do uso. Isso o posiciona dentro da faixa de consumo de concorrentes como o Honda HR-V e Volkswagen T-Cross.
Rivais diretos no mercado
Além do novo Hyundai Creta, outros modelos também disputam a atenção dos consumidores brasileiros. Destacam-se abaixo alguns dos principais rivais em termos de consumo, segundo dados do Inmetro:
- Honda HR-V 1.5 CVT: Cidade: 8,8 km/l (etanol), 9,8 km/l (gasolina); Estrada: 12,7 km/l (etanol), 13,9 km/l (gasolina).
- VW T-Cross 1.4 TSI: Cidade: 8,1 km/l (etanol), 10,1 km/l (gasolina); Estrada: 11,6 km/l (etanol), 14,3 km/l (gasolina).
- Chevrolet Tracker 1.0 T: Cidade: 7,8 km/l (etanol), 9,6 km/l (gasolina); Estrada: 11,2 km/l (etanol), 13,6 km/l (gasolina).
- Nissan Kicks 1.6 CVT: Cidade: 7,8 km/l (etanol), 9,5 km/l (gasolina); Estrada: 11,4 km/l (etanol), 13,8 km/l (gasolina).
- Jeep Renegade 1.3 T: Cidade: 7,7 km/l (etanol), 9 km/l (gasolina); Estrada: 10,9 km/l (etanol), 12,7 km/l (gasolina).
Com a introdução do novo motor 1.6 turbo, o Hyundai Creta promete não apenas atender às exigências ambientais futuras, mas também oferecer um equilíbrio entre potência e economia.
A expectativa é que ele reforce a presença da marca no competitivo mercado de SUVs no Brasil.