Novo elétrico da BYD mais barato que Dolphin Mini promete ‘virar febre’ na Europa
BYD apresenta ultracompacto para cidades, com foco em preço acessível e eficiência.
Sob os holofotes do Japan Mobility Show 2025, a BYD revelou a primeira amostra do Racco, seu futuro ultracompacto pensado para cidades cada vez mais congestionadas e consumidores em busca de carros baratos.
A ideia é entregar um modelo mais acessível que o Dolphin Mini, priorizando simplicidade e custo final, mas sem abrir mão do apelo global. O mercado-alvo inicial é o Japão, onde os pequenos kei-cars dominam mais de um terço das vendas de veículos novos e ditam tendências de mobilidade urbana.
Nesse ambiente altamente competitivo, o Racco aposta em quatro portas, carroceria de linhas retas e na praticidade típica da categoria, dialogando diretamente com hábitos de uso locais.
Outra peça importante da estratégia é o tamanho: o protótipo reduz cerca de 60 centímetros em relação ao Dolphin Surf, aproximando-se do formato adotado pelo Nissan Sakura, referência entre os elétricos compactos japoneses.
Com essa combinação de medidas contidas, desenho funcional e proposta econômica, o Racco se posiciona como o próximo passo da BYD para conquistar espaço no segmento onde preço e eficiência falam mais alto.
Arquitetura e design

Foto: Divulgação/BYD
O Racco deve utilizar baterias Blade de fosfato de ferro-lítio (LFP), priorizando robustez e preço competitivo. Assim, o conjunto promete cerca de 180 km de autonomia, suficiente para a rotina urbana. Sua configuração econômica reforça o controle de custos do projeto.
Formato e comparativos
Com quatro portas e linhas retas, o Racco segue a fórmula dos kei-cars que dominam as cidades japonesas. Enquanto reduz 60 cm em relação ao Dolphin Surf, ele se alinha ao porte do Nissan Sakura, atualmente o elétrico mais vendido no país. Desse modo, a proposta mira praticidade e manobrabilidade.
Preço e disponibilidade
Embora a BYD ainda não tenha confirmado o preço final, estimativas giram em torno de U$ 18 mil, algo próximo de R$ 100 mil na cotação atual. Por ora, a estreia ocorre no Japão, mas a chegada à Europa permanece sem confirmação oficial.
A BYD foca o segmento urbano de baixo custo, priorizando volume e acessibilidade em mercados internacionais. Entretanto, executivos apontam que o modelo tem perfil para o público do “velho continente”.
Se confirmar o pacote de preço, autonomia e dimensões, o Racco pode ampliar a presença da BYD no trânsito denso do Japão. Se o valor estimado se mantiver competitivo e o conjunto técnico seguir atraente, o modelo tende a conquistar espaço em outros mercados que valorizam soluções acessíveis para o uso diário.