Novo Jeep mais barato do Brasil será híbrido e menor que Renegade

Próximo utilitário esportivo da marca Jeep tem porte menor que o icônico Renegade e deve chegar ao Brasil em 2026.

O Jeep Renegade continua marcando presença na lista de carros mais vendidos do Brasil, embora o volume atual seja apenas uma fração do passado, quando era o utilitário esportivo mais emplacado do país. Contudo, a boa presença parece não ser suficiente para convencer a marca a apostar somente nele.

A montadora planeja repetir a estratégia de sucesso da época de estreia do Renegade e lançar um novo SUV, o Avenger. A novidade está prevista para chegar ao Brasil em 2026 e deve ser produzida na fábrica de Porto Real (RJ), segundo informações do colunista Marlos Ney Vidal. A planta receberá um aporte de R$ 3 bilhões da Stellantis até 2030, e uma das marcas beneficiadas do grupo será a Jeep.

Bem menor que o Renegade, o Avenger é construído sobre a plataforma modular CMP (Common Modular Platform), a mesma utilizada nos Citroën C3 e Aircross. Os dois são produzidos justamente na fábrica de Porto Real, assim como o próximo lançamento da fabricante francesa, o Citroën Basalt.

A base CMP também equipará carros da Fiat, após adaptações, fabricados em Betim (MG), como a nova geração do Argo. Cabe lembrar que os Peugeot 208 e 2008 utilizam a mesma arquitetura, mas são importados da Argentina.

Já Renegade, Compass, Commander e Toro são fabricados em Goiana (PE) sobre a base Small Wide. A linha de produção do local pode ser adaptada, mas isso deve ocorrer somente após o lançamento das novas gerações desses três modelos.

Jeep Avenger

O futuro novo Jeep tem grandes chances de ser o modelo mais barato da marca no Brasil, logo abaixo do Renegade, que custa entre R$ 118.290 e R$ 187.990. Um fator que ajuda a reduzir os custos é a motorização, que no mais velho é um motor 1.3 turbo flex, enquanto no Avenger será um 1.0 turbo.

Ainda de acordo com o colunista, o Avenger terá um conjunto híbrido Bio-Hybrid para aproveitar os privilégios do programa governamental Mover. O motor 1.0 Turbo Flex T220 será combinado com um propulsor elétrico de 20 kW a 40 kW, além de uma bateria de 1 kW a 2 kW. O câmbio será do tipo CVT.

Conhecido nos bastidores como Projeto 516 ou JJ (Jeep Junior), ele será um híbrido convencional, uma vez que a marca reserva a opção plug-in para modelos superiores.O início da produção do novo Jeep Avenger está previsto para o fim do primeiro semestre de 2026, com lançamento no começo do segundo semestre do mesmo ano.

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