Novo Nivus GTS da VW: por que todos estão falando do novo SUV?
O Nivus GTS pode ser lançado ainda em 2024 e, deve compartilhar o mesmo motor que o Polo GTS.
A Fiat foi uma das últimas marcas a aderir ao segmento de SUVs Compactos, mas foi pioneira no desenvolvimento de uma variante esportiva com o Pulse Abarth, que além de uma estética mais agressiva incorpora também um motor mais potente e afinações específicas da suspensão, freios e estética.
Agora, a Volkswagen será a primeira a ter um rival direto, o Nivus GTS, que entrará na linha de crossovers em 2024. A informação é antecipada pelo site CarBlog, que mostra algumas de suas funcionalidades. O primeiro diferencial será o motor 1.4 TSI a gasolina, com a mesma configuração do Polo GTS, ou seja, 150 cv e 250 Nm de torque, acoplado à transmissão automática Tiptronic de 6 marchas.
Dessa forma, se distancia claramente do resto da gama, equipado com o 1.0 TSI de 95 e 116 CV (128 CV com etanol). Claro que além do motor, também terá modificações estéticas para lhe dar um aspecto mais esportivo, mas sempre dentro da sobriedade habitual da marca, com detalhes sutis, muitos deles retirados do Taigo R-Line, o seu europeu equivalente.
Segundo nossos colegas, será adicionada uma espécie de máscara preta no para-choque dianteiro que se estenderá até a moldura dos faróis de neblina, grade em favo de mel com faixa vermelha e faróis de LED com projetores e tecnologia IQ.Light, muito semelhantes aos do renovado Polo GTS.
Detalhes do Nivus GTS
De perfil, receberá rodas de liga leve de 18 polegadas, calçadas com pneus de perfil inferior na medida 205/45 R18 com design semelhante ao R-Line, enquanto na traseira acrescentará também o mesmo para-choque do Taigo, com aplique de cor preta brilhante e dupla saída de escape simulada.
Por dentro, o que é esperado de uma versão desse tipo: detalhes em vermelho no painel e nos painéis das portas, além das costuras dos forros. Os encostos dos bancos ou tapetes podem incorporar o emblema GTS.
Quanto aos equipamentos, partirá da versão Highline, com sistema multimídia VW Play com tela sensível ao toque de 10” e instrumentação digital Active Info Display de 12,3”, climatização automática de duas zonas com controles sensíveis ao toque, volante multifuncional, controle elétrico direção assistida, sensores e câmera de ré, entrada e partida sem chave, seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), freios com ABS/EBD/BA, controle de estabilidade (ESP), assistente de partida em subida, âncoras Isofix e o pacote Sistemas de assistência à condução composto por de controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), frenagem de emergência pós-colisão, detector de fadiga e monitoramento da pressão dos pneus.