Números surpreendem! No Brasil, mais da metade dos motociclistas NÃO têm CNH
Números apontam que mais da metade dos motociclistas brasileiros não possuem CNH, segundo levantamento da Senatran. Entenda a principal causa.
No Brasil, um levantamento recente da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) revelou um dado preocupante: mais de 17,5 milhões de motociclistas trafegam sem a devida habilitação. Isso representa aproximadamente 54% de todos os condutores de motocicletas no país.
O país possui cerca de 34,2 milhões de motos e ciclomotores registrados, constituindo 28% da frota nacional. Contudo, a maioria desses veículos é dirigida por indivíduos sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) adequada.
Apesar de 23,1 milhões de registros terem proprietários com CNH, apenas 15 milhões têm permissão para pilotar motos. Para muitos, o custo elevado da habilitação é o principal impedimento.
Distribuição geográfica e demográfica dos motociclistas
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- Frota regional e perfil etário
Estados como Piauí, Maranhão, Acre e Pará destacam-se por terem metade de suas frotas compostas por motocicletas. Além disso, a faixa etária predominante entre os motociclistas é de 30 a 39 anos, com 11,6 milhões de condutores.
Logo atrás, estão os condutores entre 40 e 49 anos, totalizando 10,2 milhões. Desses, 75% são do sexo masculino, apontando para uma predominância masculina no uso desse tipo de veículo.
- Obstáculos para obtenção da CNH
O secretário nacional de trânsito, Adrualdo de Lima Catão, destacou o custo da CNH, que pode chegar a R$ 4 mil, como o principal desafio.
“A aquisição de uma moto é relativamente acessível, mas o custo para obter a habilitação é um grande obstáculo”, afirmou.
Há um esforço em andamento para dialogar com autoescolas visando encontrar soluções que simplifiquem o acesso à habilitação sem comprometer a segurança no trânsito.
Alternativas para futuro do trânsito brasileiro
O diálogo entre autoridades e autoescolas visa à criação de alternativas que possam facilitar o processo de obtenção da CNH para motociclistas. A intenção é promover uma maior segurança no trânsito e diminuir a disparidade entre veículos e condutores habilitados.
Com essas medidas, espera-se que o Brasil consiga reduzir significativamente o número de motociclistas não habilitados, garantindo um trânsito mais seguro para todos. Essa iniciativa pode servir como um modelo para outros países enfrentando desafios semelhantes.