O adeus está próximo? Veja quais são os últimos carros manuais vendidos no Brasil
Com a popularização do câmbio automático, a oferta de automóveis com transmissão manual ficou bem menor nos últimos anos.
Não dá para negar que o câmbio automático conquistou os brasileiros e transformou o mercado de veículos novos. Ao longo dos anos, a transmissão manual foi perdendo espaço a cada lançamento e hoje equipa apenas as versões mais básicas ou os modelos de entrada.
Para quem procura um SUV ou um esportivo, as opções são ainda mais limitadas. No entanto, existe um público que não abre mão da diversão e do controle que uma caixa manual oferece na direção e, por isso, segue resistindo às mudanças.
Carros com câmbio manual
Para auxiliar o motorista “raiz” que está em busca de um automóvel com transmissão manual, fizemos uma lista dos modelos disponíveis no Brasil que ainda oferecem o sistema. Confira!
Chevrolet
Uma das fabricantes com mais carros manuais é a Chevrolet. As alternativas vão desde hatches a minivans, passando por sedãs e picapes. A maioria é equipada com caixa de seis marchas, mas o Onix de exportação tem transmissão de cinco marchas.
Volkswagen
A VW ainda mantém alguns carros manuais em seu portfólio, incluindo versões de um dos automóveis mais vendidos do Brasil, o Polo. A caixa de cinco marchas da montadora é referência, mas a opção com sexta marcha faz falta em alguns modelos.
Fiat
A lista de veículos manuais da Fiat é grande e inclui muitos compactos, todos com câmbio manual de cinco marchas. Já na versão de entrada da caminhonete média Toro, a Endurance, o sistema entrega seis marchas.
Hyundai
A linha HB20 tem transmissão automática em versões do hatch e do sedã, tanto com motor 1.0 turbo quanto com propulsor 1.0 aspirado.
Citroën
O C3 1.0 Firefly de três cilindros é o único carro da montadora francesa equipado com três pedais. A versão com motor 1.6 até chegou a entrar na lista, mas atualmente é vendida apenas com câmbio automático de seis marchas.
Ford
Na Ford, o único modelo com câmbio manual é a Ranger XL, versão de entrada da picape voltada para uso corporativo. A caixa atua junto ao motor 2.0 turbodiesel EcoBlue de 170 cv.
Renault
O Duster é o último SUV a resistir no mercado com três pedais. A montadora também tem em seu portfólio algumas alternativas com caixa manual, como Kwid, Logan, Oroch 1.6 e Stepway 1.0.
Honda
Na linha japonesa, restou apenas o Civic Type R sem transmissão automática ou automatizada. O esportivo ganha de qualquer automático no quesito diversão ao volante, além de entregar 297 cv de potência.
Confira a lista completa de carros vendidos no Brasil que ainda conservam ao menos uma versão com câmbio manual.
- Chevrolet Montana 1.2 Turbo e LT;
- Chevrolet Onix básico, LT e LT Turbo;
- Chevrolet Onix Plus básico, LT e LT Turbo;
- Chevrolet Spin LT;
- Chevrolet S10 WT cabine simples ou dupla;
- Citroën C3 1.0;
- Fiat Argo 1.0, Drive 1.0 e Trekking 1.3;
- Fiat Cronos Drive 1.0 e Drive 1.3;
- Fiat Fiorino;
- Fiat Mobi;
- Fiat Strada 1.3;
- Fiat Pulse Drive 1.3;
- Fiat Titano Endurance;
- Ford Ranger XL;
- Honda Civic Type R;
- Hyundai HB20 1.0 e Comfort Plus 1.0 turbo;
- Hyundai HB20S 1.0;
- Mitsubishi L200 Triton GL e GLS;
- Nissan Frontier S;
- Peugeot 208 1.0;
- Peugeot Partner Rapid;
- Porsche 911 S/T;
- Renault Duster Intense Plus 1.6;
- Renault Kwid;
- Renault Logan;
- Renault Oroch 1.6;
- Renault Stepway 1.0;
- Suzuki Jimny Sierra 4You AllGrip;
- Toyota GR;
- Toyota Corolla Hilux;
- VW Polo Track, 1.0 MPI e 170 TSI;
- VW Saveiro;
- VW Virtus 170 TSI.