O futuro é elétrico? GM descontinua Chevrolet Blazer a combustão em 2025

General Motors anuncia fim da produção do Chevrolet Blazer a combustão na América do Norte a partir de 2025.

A General Motors está direcionando seus esforços no mercado norte-americano para veículos elétricos e descontinuando a produção do Chevrolet Blazer a combustão em 2025. Essa decisão segue a tendência já anunciada para os modelos Cadillac XT5 e XT6.

O Blazer, atualmente fabricado em Ramos Arizpe, no México, será o último SUV médio de duas fileiras a combustão da GM na região. A transição da planta mexicana para uma produção exclusivamente elétrica está em andamento.

Esse movimento reflete o compromisso do grupo em ampliar sua linha de veículos elétricos, enquanto busca atender às demandas crescentes por sustentabilidade no setor automotivo.

Mudanças para atingir novos objetivos

A unidade da GM em Ramos Arizpe está se transformando para atender aos novos objetivos da marca. A fábrica, antes flexível, agora se dedica exclusivamente à produção de EVs, como o Equinox EV e seus equivalentes de outras marcas.

Essa mudança faz parte de uma estratégia maior para consolidar a presença da GM no segmento de veículos elétricos, em consonância com as tendências globais de redução de emissões de carbono.

Impacto no mercado norte-americano

A retirada do Blazer a combustão do mercado dos EUA deixa um vácuo no segmento de SUVs médios com motor a combustão. No entanto, a GM aposta no crescimento do Equinox EV, que já foi apresentado ao público brasileiro, como uma alternativa mais espaçosa e eficiente.

Embora as vendas do modelo tenham mostrado declínio nos últimos anos, o foco da montadora em inovação e sustentabilidade visa reverter essa tendência com novos lançamentos elétricos.

Presença em outros mercados e vendas

Na China, o Blazer continua à venda com uma configuração maior, semelhante ao Cadillac XT6. No Brasil, o modelo é oferecido somente em versão elétrica, destacando a tendência global de eletrificação da frota.

Segundo o GM Authority, as vendas do Chevrolet Blazer estão em queda há anos. Lançada em 2019, a atual geração atingiu o ápice de vendas em 2020, com 94.599 unidades comercializadas. Desde aquele ano, os registros têm caído, com apenas 52.576 unidades vendidas em 2024.

O cenário automotivo passa por significativas transformações, e a GM lidera essa mudança ao concentrar esforços em tecnologias limpas. A descontinuação do SUV a combustão é um passo importante rumo à mobilidade sustentável, com foco em eficiência e inovação.

você pode gostar também