O PERIGO dos carros com capôs altos: motoristas não estão vendo os pedestres

A altura dos capôs de veículos novos tem aumentado, elevando riscos para pedestres, especialmente crianças, revela estudo.

Nos últimos anos, a indústria automotiva tem visto um aumento significativo na altura dos capôs dos veículos, o que levanta preocupações sobre a segurança dos pedestres.

Em um estudo recente, a organização Transport & Environment destacou como essa tendência afeta especialmente crianças, que se tornam mais vulneráveis em acidentes envolvendo veículos mais elevados.

A pesquisa abrangeu um período entre 2010 e 2024, observando que a altura média dos capôs passou de 77 centímetros para 84 centímetros.

Esse fenômeno está intimamente ligado ao aumento nas vendas de SUVs no continente europeu, que passaram a representar 56% das vendas de automóveis.

Veículos com capôs altos: um perigo silencioso

A organização contratou a Universidade de Loughborough para realizar testes de visibilidade, revelando que motoristas de veículos como o Ram TRX e o Land Rover Defender enfrentam dificuldades para ver crianças diretamente à frente do carro.

Ram TRX (Foto: Divulgação)

Os resultados apontam que crianças de até nove anos podem facilmente ficar fora do campo de visão dos motoristas, aumentando o risco de acidentes fatais.

Um estudo belga analisou 300 mil vítimas de acidentes e concluiu que uma elevação de 10 centímetros na altura do capô pode aumentar o risco de morte em 27% para pedestres e ciclistas.

Veículos com capôs mais altos tendem a causar ferimentos mais graves, atingindo órgãos vitais de adultos e cabeças de crianças, ao contrário dos carros de capô mais baixo, que geralmente atingem as pernas dos pedestres.

Limite para altura dos capôs

O Reino Unido concentra um número significativo de veículos com capôs superiores a 100 centímetros, com a Land Rover e a Jeep liderando as vendas.

Para mitigar esses riscos, a Transport & Environment propõe um limite legal para a altura dos capôs em 85 centímetros até 2035.

Algumas cidades europeias já adotam medidas para desincentivar o uso de veículos grandes, como tarifas de estacionamento diferenciadas em Paris e Lyon.

A Jaguar Land Rover responde às críticas, reafirmando seu compromisso com a segurança e destacando investimentos em tecnologias avançadas de detecção de pedestres.

A empresa busca equilibrar as demandas do mercado por veículos maiores com a necessidade de proteger pedestres, especialmente os menores de idade.

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