O que acontece com o motor a diesel se for abastecido com gasolina?
Antigamente, este era um problema real. Mas será que ele ainda existe agora?
Para quem tem carro, é comum ouvir relatos de motoristas que abasteceram seus veículos com o combustível errado, especialmente em tempos passados, quando os motores eram mais simples e a tecnologia flex ainda não existia.
Hoje, com os motores flexíveis, a mistura de gasolina e etanol não é um problema grave. Porém, a situação se complica quando falamos de misturar diesel e gasolina, especialmente no cenário de abastecer um veículo a diesel com gasolina.
Nos antigos motores movidos exclusivamente a gasolina, colocar álcool não causava um problema sério. O veículo apresentava dificuldades, com falhas e perda de potência, mas o problema podia ser minimizado adicionando mais gasolina ao tanque.
No entanto, em veículos movidos a álcool, a situação se inverte: colocar gasolina pode causar sérios danos. Os motores a álcool possuem uma taxa de compressão muito alta em comparação com os motores antigos a gasolina. Isso pode levar a uma “batida de pino” ou até mesmo à detonação do motor, o que pode resultar em danos severos.
O que acontece ao abastecer um motor diesel com gasolina?
Foto: Shutterstock
Quando se trata de veículos a diesel, a situação é ainda mais delicada. Se um carro movido a diesel for abastecido com gasolina, o motor continuará funcionando apenas até que o diesel presente na linha de combustível seja consumido. Uma vez que a gasolina comece a entrar no sistema, o motor irá apagar e não será mais possível ligá-lo.
Isso acontece porque o motor a diesel opera de maneira distinta do motor a gasolina. A combustão em um motor a diesel ocorre por compressão: o ar é comprimido a uma pressão tão alta que, ao injetar o diesel, ele se inflama automaticamente.
Já o motor a gasolina precisa de uma centelha gerada pelas velas de ignição para que o combustível entre em combustão. A gasolina não é capaz de suportar a alta pressão do motor a diesel, o que pode causar problemas de lubrificação e danificar componentes como bombas e injetores de combustível.
Se você acidentalmente abasteceu um veículo a diesel com gasolina, a primeira coisa a fazer é desligar o carro imediatamente. Isso pode evitar danos internos graves e reduzir os custos de reparo. Não tente continuar dirigindo o veículo, pois isso pode agravar ainda mais os problemas.
O próximo passo é acionar um reboque e levar o veículo para uma oficina especializada. Tentativas de dirigir até a oficina por conta própria podem resultar em danos mais extensos e, consequentemente, mais caros. Uma assistência técnica qualificada será capaz de drenar o combustível incorreto do sistema e realizar os procedimentos necessários para restaurar o funcionamento adequado do motor.
Abastecer um veículo a diesel com gasolina, mesmo que seja “só um pouco” para tentar rodar alguns quilômetros, não é uma opção viável. O impacto pode ser rápido e severo, com o motor parando de funcionar e a necessidade de assistência técnica especializada. Ao menor sinal de que o combustível incorreto foi colocado no tanque, a melhor solução é desligar o carro e buscar ajuda profissional para evitar danos ainda maiores.