O que é combustível sintético e por que o litro custa 'só' R$ 346?
Companhias que oferecem os chamados e-fuels podem ser o futuro dos motores a combustão em um mercado cada vez mais sustentável.
Os combustíveis sintéticos são a aposta da indústria para salvar os motores a combustão em meio ao avanço da indústria automotiva em direção a um futuro menos poluente. Segundo Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, os e-fuels e a eletricidade ‘terão a mesma chance’ a partir de 2035.
Reeleita para o cargo, ela deixou claro em seu discurso que o bloco de países abandonou a ideia de vender apenas carros elétricos e a hidrogênio a partir da próxima década, o que abre espaço para os propulsores que funcionam a partir de produtos sintéticos.
O posicionamento já era esperado, mas levanta dúvidas sobre o funcionamento desse segmento específico e sobre o momento em que essa tecnologia se encontra. Afinal, quem produz e quanto custam os combustíveis sintéticos?
Saiba mais sobre os combustíveis sintéticos
Também chamados de e-fuel, eletrofuel, combustível sintético, synfuel ou eletrofuels, esses produtos são originados da combinação de hidrogênio verde com dióxido de carbono (CO2) ou como subproduto de fábricas. Eles foram criados para alimentar um motor de combustão com um líquido ou gás, seja ele de um carro, caminhão, navio ou até turbina de uma aeronave.
Em teoria, a emissão de carbono é zero porque o CO2 emitido por esses meios de transporte compensa os gases usados na fase de produção do combustível sintético.
Hoje, quase não há plantas que fabricam esse tipo de componente em escala industrial ou para o público em geral. As poucas usinas existentes têm produção limitada para testes e verificação.
A única gasolina sintética à venda no mercado para pessoas físicas atualmente é a Zero Syn95 de 95 octanas, feita pela Zero Petroleum, vendida por 2.841 euros o latão especial de edição de colecionador (cerca de R$ 17,1 mil).
Já um galão da série Premiere Edition custa 56,8 euros (cerca de R$ 346) e será entregue a partir de 2025.
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Quais empresas produzem combustíveis sintéticos?
Confira abaixo a lista de companhias que se dedicam ao produto e sua capacidade de produção.
Greenalia e P2X-Europe
- Capacidade de produção: 20 mil toneladas de eFuel, Sustainable Aviation Fuel (SAF) e hidrogênio verde por ano.
Synhelion Solar Fuels
- Capacidade de produção anual: 500 mil litros de eQuerosene, eGasolina e eDiesel por ano.
- Centro de Descarbonização de Bilbao
- Capacidade de produção: 3,6 milhões de litros de eQuerosene, eGasolina e eDiesel por ano.
Usina de Metanol Renovável George Olah
- Capacidade de produção: 4 mil toneladas de eMetanol (Vulcanol) por ano.
- Planta de demonstração
- Haru Oni: Capacidade de produção de 350 toneladas de eMetanol e 130 mil litros de eGasolina por ano.
- Zero Petroleum
- Capacidade de produção: 16 mil litros por dia.
Projeto ReuZe
- Capacidade de produção: 145 milhões de litros de eQuerosene e eDiesel por ano.
Alvorada
- Capacidade de produção anual: 10 mil litros de eQuerosene, eGasolina e eDiesel por ano.
- CAC Synfuel Plant
- Capacidade de produção: 1 milhão de litros de eQuerosene e eGasolina por ano.
Nordic Electrofuel
- Capacidade de produção: 10,5 milhões de litros de eQuerosene por ano.
Next GATE
- Capacidade de produção: 350 toneladas de eNafta, eDiesel e eCera por ano.
FlagshipONE
- Capacidade de produção: 50 mil toneladas de eMetanol por ano.
- Norsk e-Fuel Alpha
- Capacidade de produção: 25 milhões de litros de combustível sintético por ano.
NEOM Green Hydrogen Project
- Capacidade de produção: 650 toneladas de hidrogênio verde por ano.
- Bell Bay Powerfuels Project
- Capacidade de produção: 70 mil toneladas de eMethanol por ano.
Usina Ineratec Pioneer
- Capacidade de produção: 4,6 milhões de litros de eQuerosene por ano.
Atmosfair Fairfuel
- Capacidade de produção: 350 toneladas de eQuerosene por ano.