O que é mais vantajoso: completar o tanque ou abastecer aos poucos?

Motoristas com diferentes comportamentos de abastecimento têm vantagens e desvantagens. Confira quais são.

Os hábitos de diferentes motoristas são tão diversos que discutir o assunto pode acabar virando confusão. Enquanto uns preferem encher o tanque completo do carro sempre que vão ao posto de combustível, outros juram de pé junto que abastecer aos poucos é mais vantajoso. E aí, quem está certo nessa?

A verdade é que cada um dos comportamentos tem seus benefícios e suas desvantagens, portanto, a resposta certa varia com o perfil de cada motorista.
Porém, se você é do tipo que gosta de analisar qualquer assunto listando prós e contras, vamos te contar o que é bom e o que é ruim em abastecer aos poucos e encher o tanque de uma só vez.

Completar o tanque

Começando por aqueles que completam o tanque sempre, o hábito é vantajoso porque reduz o número de idas ao posto e, consequentemente, o tempo e esforço gasto nessas viagens. Essa prática é positiva especialmente durante viagens longas porque permite ao condutor manter uma velocidade mais constante e aproveitar a estrada.

Outro ponto positivo é a possibilidade de aproveitar descontos e promoções que eventualmente são oferecidos pelos postos. Essa graninha a mais no bolso pode fazer uma boa diferença no fim do mês.

Por outro lado, completar tem como grande desvantagem o aumento no peso do veículo, que eleva o consumo porque exige mais força do motor. Além disso, o investimento é mais alto porque o pagamento precisa ser feito de uma vez só.

Ainda entre os pontos negativos, encher o tanque todo pode comprometer a segurança porque, em caso de vazamento de combustível durante o processo de abastecimento, o risco de incêndio aumenta devido à maior quantidade de produto derramado.

Foto: Unai Huizi Photography/Shutterstock

Abastecer aos poucos

Os condutores adeptos a abastecer o carro aos poucos conseguem economizar dinheiro quando o preço está muito alto. Com esse hábito, eles podem aguardar um momento mais oportuno para comprar gasolina novamente, como uma promoção ou oferta.

O comportamento também é positivo porque permite um controle melhor do orçamento mensal e não exige um investimento tão alto de uma só vez. Além disso, um tanque “vazio” deixa o carro mais leve e permite que o motor trabalhe com mais tranquilidade, o que otimiza o gasto de combustível.

Já as desvantagens de abastecer aos poucos inclui o inconveniente de ter que fazer várias visitas ao posto de gasolina, ou seja, gera desperdício de tempo. Também é negativo porque aumenta o risco de pane seca, o que pode gerar multa e pontos na carteira.

Cabe lembrar ainda que um tanque com nível muito baixo tem mais espaço para a vaporização do combustível, o que eleva taxa de perda por evaporação e, consequentemente, aumenta o gasto de combustível.

você pode gostar também