O que é melhor colocar no carro flex: etanol ou gasolina? Veja como calcular
Veículos com motorização flex possibilitam que o motorista escolha a opção mais vantajosa na hora de abastecer.
Abastecer um carro flex é um pouco mais complicado para o motorista que deseja economizar, já que ele precisa fazer algumas contas para descobrir o combustível mais vantajoso. O que muitos não consideram é que as vantagens e desvantagens de cada produto vão além do financeiro.
Enquanto uns afirmam que usar gasolina é sempre melhor, outros juram de pé junto que o etanol compensa muito mais. O difícil é saber quem está certo é qual é o combustível ideal para encher o tanque.
Essa análise passa por diversas variáveis, sem contar com o fato de que a maioria dos carros flex possibilita o uso de ambos os produtos, ou seja, o motor é projetado para suportar misturas.
Benefícios de cada combustível
Foto: Shutterstock
O etanol é um biocombustível derivado da cana-de-açúcar, o que faz dele uma alternativa renovável e menos poluente para o meio ambiente. Outra vantagem é que seu preço nas bombas costuma ser mais acessível que o da gasolina, mas isso tem uma explicação simples da qual falaremos mais adiante.
Ainda falando sobre os benefícios do etanol, ele atua na limpeza do motor e auxilia a manter a manutenção do veículo.
Já a gasolina é mais eficiente, portanto, mais cara. Isso significa que o carro roda por distâncias maiores com ela do que com o etanol, o que também beneficia os motoristas que não gostam de fazer tantas paradas para abastecer. Também vale citar que o produto melhora o desempenho do motor porque funciona como lubrificante.
Enquanto a desvantagem do etanol é a menor eficiência, a da gasolina é poluente demais. Derivado de petróleo, o produto resulta em uma alta emissão gases poluentes durante sua queima, o que prejudica o meio ambiente.
Qual deles escolher?
Após analisar as vantagens e desvantagens de cada um, muita gente ainda vai dizer que o que realmente interessa é o preço. Se esse é o seu caso, existe uma fórmula popular para descobrir qual dos dois produtos compensa mais na hora de abastecer.
Para descobrir a melhor opção ao encher o tanque, a fórmula é a seguinte: divida o preço do etanol pelo valor da gasolina. Caso o resultado seja igual ou menor que 0,7, o etanol vale mais a pena. Do contrário, opte pela gasolina.
Cabe destacar que esse é um cálculo geral e pode variar de acordo com o modelo do veículo, já que certos carros rendem mais ou menos com cada combustível.