O que explica o domínio das caminhonetes nas vendas de veículos nos EUA?
Entre os anos de 1980 e 2022, aproximadamente 11 milhões de picapes estavam em circulação nas estradas americanas.
Os especialistas em mercado automotivo não têm mais dúvidas de que a Ford Série F será o veículo mais vendido dos Estados Unidos todos os anos. Com 750 mil unidades emplacadas, a família de picapes ocupou o topo de emplacamentos no país pelo 42º ano consecutivo em 2023.
No segundo e no terceiro lugar no ranking de vendas estão a Chevrolet Silverado e Ram, demonstrando o domínio das caminhonetes no mercado norte-americano. Mas afinal, o que explica essa preferência absoluta nos EUA?
A resposta para essa pergunta passa por uma série de aspectos, mas a capacidade de reboque, por incrível que pareça, não é um deles. Segundo pesquisa da consultoria Strategic Vision, apenas 15% dos compradores de picapes utilizavam o veículo para o trabalho no ano passado, quando o volume de caminhonetes no país chegou perto de 11 milhões.
Os dados da consultoria também mostram que 75% dos proprietários não sabem nem mesmo como engatar uma carreta. Cerca de 70% dos donos afirmaram que só rodam no asfalto e 35% disseram transportar algo na caçamba uma vez ao ano ou menos.
Em edições anteriores, a pesquisa da Strategic Vision também mostrou que a conexão emocional de quem usa uma picape com seu veículo é menor do que para os proprietários de automóveis de outras categorias. Além disso, 80% dos americanos substituem suas caminhonetes por outras.
“Nenhuma categoria de veículos tem essa taxa de fidelidade”, diz o consultor Alexander Edwards.
Possíveis explicações
As teorias sobre a preferência dos norte-americanos pelas picapes são as mais diversas. Uma delas afirma que o que atrai os compradores é a praticidade de um veículo com recursos de luxo que oferece toda a comodidade possível, sem muito ou quase nenhum trabalho.
A estrutura do país com suas estradas largas e estacionamentos gigantes também favorece os modelos, ao contrário do Brasil.
Existem ainda hipóteses que atrelam o favoritismo das caminhonetes às tradições nacionais, uma vez que elas foram importantes para o desenvolvimento do país no início do século passado. Essa teoria afirma que mesmo quem nunca teve que trabalhar com tração animal valoriza a contribuição do veículo.
Outro aspecto citado é o fetiche sobre as mulheres. Uma pesquisa feita com 2 mil pessoas pelo site de seguros Insure demonstrou que 32% das mulheres cobiçam homens que possuem um picape Ford preta e grande.
“Parece que as picapes, outrora um veículo de trabalho, agora dá prestígio a homens modernos que ganham a vida em uma economia de serviços e que não sabem nada sobre sujar as mãos”, opina o escritor Tom Purcell.
“Muitos desses homens compram picapes porque essa é a única esperança de seguirem o modelo de seus pais e avôs que sustentavam a família em empregos que exigiam força, habilidade e coragem. Caras durões como John Wayne e Steve McQueen, homens de ação e não de palavras. Mas quais celebridades representam a era moderna? Johnny Depp? Leonardo DiCaprio? McQueen poderia chicotear os dois ao mesmo tempo com os dois braços amarrados nas costas”, acrescenta o colunista de humor do jornal Pittsburgh Tribune-Review.