O que faz o volante vibrar quando o carro freia? Desvende as causas
Trepidação no volante em geral é causada por desgaste em componentes do sistema de freios.
Você já sentiu uma trepidação estranha no volante durante a frenagem do carro? Essa vibração incomum é sinal de problemas no sistema de freios, mas as fontes da falha são diversas e precisam ser investigadas para um diagnóstico mais preciso.
Conhecer as possíveis causas é indispensável para resolver o defeito com mais rapidez e eficiência, evitando a troca desnecessária de peças que não estão ligadas a ele.
Para auxiliar nesta investigação, listamos os principais motivos que levam às vibrações no volante ao frear o veículo. O defeito vem geralmente de uma das duas seguintes peças: o disco de freio e as pastilhas de freio.
Disco de freio
As preocupações com o volante tremendo quando o motorista pisa no freio costumam vir de problemas em um componente chamado disco de freio.
Se o carro vibra quando o pedal é acionado, possivelmente a peça está empenada. Neste caso, estamos nos referindo aos discos dianteiros, que têm efeitos no volante, já que um eventual defeito nos itens traseiros seria sentido no pedal do freio.
Quando estão empenados ou desalinhados, esses dispositivos podem gerar desequilíbrio na força de frenagem e resultar em vibrações perceptíveis para o motorista.
Embora seja menos comum, apenas um mecânico consegue diagnosticar com precisão a causa do problema para orientar sua resolução. Em alguns casos, pode ser necessária a troca da peça.
Foto: Shuttestock
Pastilha de freio
O desgaste excessivo das pastilhas de freio é outra causa comum das vibrações no volante. Quando o disco não está comprometido, o proprietário pode substituir apenas essa peça.
Pastilhas degradadas têm grande potencial de provocar sulcos ou ranhuras na área de contato com o disco, irregularidades que impedem seu correto assentamento porque a área de contato fica menor. Isso resulta em problemas como ruído irritante e compromete a segurança do veículo.
A perfeita harmonia entre a pastilha e o disco pode levar algum tempo, mas ocorre à medida que o carro vai sendo utilizado. O importante é fazer a troca dentro do prazo recomendado pelo fabricante.
Por fim, vale mencionar que outra peça que pode ser a fonte da trepidação é o cubo da roda, embora seja menos comum. Se algum deles empenar, um dos sintomas também é a vibração na hora da frenagem.