O que fazer quando a multimídia do carro quebra? Veja custos de reparo

Veículos também podem ter falhas nas telas cada vez maiores e mais tecnológicas, que prometem facilitar a direção.

A central multimídia é um equipamento bastante procurado pelos compradores que buscam um carro novo para comprar e querem aderir à tendência digital. Essas telas, cada vez mais modernas e tecnológicas, prometem reunir todos os recursos em um só lugar, facilitando a direção do veículo.

Porém, juntar todas as funções de segurança, conforto e condução em um só lugar pode ser um problema quando o sistema necessita de manutenção. Afinal, existem modelos nos quais até a temperatura do ar-condicionado só pode ser controlada a partir de telas.

Um exemplo de automóvel que oferece uma tela central com comandos para praticamente todos os recursos do carro é o novo Volvo EX30. Para garantir a comodidade dos clientes, a marca oferece uma garantia de 36 meses ou 100 mil km para a peça, o que ocorrer primeiro.

O problema é quando a garantia chega ao fim e a tela do veículo começa a apresentar falhas. Nesses casos, a saída é buscar uma concessionária para realizar a troca.

Preço da central multimídia

Foto: Shutterstock

Usando como exemplo o EX30, a Volvo cobra R$ 18 mil para substituir o equipamento original, mas o preço pode partir de R$ 10 mil, dependendo do modelo. A montadora também informa que o cliente tem a opção de estender a garantia do dispositivo.

Já nas fabricantes mais tradicionais, os valores são mais acessíveis. A central multimídia de um Volkswagen Nivus custa em torno de R$ 5.800, enquanto a de um Toyota Corolla Altis Hybrid ou a de um Chevrolet Tracker pode ser substituída por R$ 7,2 mil.

Para evitar problemas e críticas em relação à segurança dos seus veículos, sobretudo após o abandono dos botões físicos, as montadoras têm adotado posturas diversas. A VW anunciou a volta dos botões tradicionais em seus veículos e a Hyundai disse que vai mantê-los “até quando der”.

A partir de 2026, a presença dos botões físicos será obrigatória para receber cinco estrelas nos testes do Euro NCAP, o programa de avaliação de segurança automotiva europeu.

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