O que quer dizer? Veja o significado das luzes de alerta que poucos entendem
Automóveis mais novos incluem novas luzes de alerta que ainda são desconhecidas pelo grande público.
Os carros antigos eram construídos apenas com os equipamentos mais básicos possíveis para permitir que o motorista chegasse de um lugar até o outro sem muita complicação. Hoje, os modelos estão repletos de tecnologias que visam ampliar a segurança e o conforto na direção.
Os sinais evoluíram de um mostrador que exibia o velocímetro e o nível de combustível para painéis de instrumentos repletos de recursos. Um exemplo dessas novas funções são as luzes de alerta presentes nos automóveis mais modernos, muitas das quais ainda são desconhecidas.
Se você tem dificuldade para entender certos símbolos, saiba que não é o único que vive confuso em uma época de assistentes de condução. Para ajudar, selecionamos alguns indicadores gráficos importantes presentes nos carros novos.
Sistema de scanner frontal desligado
Representado por um carro com três faixas e uma seta à sua frente, o dispositivo serve para assegurar o funcionamento do controle de cruzeiro adaptativo, além de ativar a detecção de veículos e pedestres e a frenagem automática.
Assistente de manutenção de faixa desligado
Um carro dentro da via com um ponto de exclamação ao lado quer dizer que o assistente está desligado. Essa tecnologia atua diretamente sobre a direção para ajudar a manter o veículo alinhado dentro dos limites das faixas.
Alerta de mudança involuntária de faixa desligado
Simbolizada pela figura de um carro dentro de um retrovisor, essa funcionalidade serve para monitorar o alinhamento do veículo em relação às faixas, servindo de alerta para quem faz a troca involuntária.
Monitoramento de faixa de rodagem
O símbolo de uma via desocupada representa o recurso que indica se o veículo está dentro das faixas de rodagem. A função é útil quando combinada com as duas tecnologias acima.
Controle de cruzeiro adaptativo desligado
A imagem de um velocímetro à frente de um carro com uma exclamação ao lado indica que o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) está desligado. O recurso basicamente acelera e freia o carro sozinho, conforme a distância e a velocidade do veículo à frente.
Frenagem automática desligada
Outra função capaz de parar o automóvel sozinho e evitar um acidente, por exemplo, é a frenagem automática de emergência. Ela é representada pelo desenho de um carro cercado por linhas convexas que formam um símbolo semelhante ao do Wi-Fi.
Monitoramento de ponto cego
O desenho que pode aparecer no painel informa se há um veículo em um ponto cego, informação baseada em radares, câmeras ou sensores.