O que realmente acontece quando você estaciona o carro com marcha engatada

Prática comum entre motoristas, especialmente em aclives, é estacionar o veículo com a marcha engatada. Mas, afinal, isso é seguro?

Os motoristas adotam novas práticas de direção com o passar dos anos, algumas positivas e outras negativas. Certos hábitos se tornam tão naturais que ninguém passa muito tempo pensando sobre eles, mesmo que não sejam os melhores para o veículo.

Um exemplo é estacionar o carro com câmbio manual em uma subida e deixar a marcha engatada. Segundo especialistas, esse costume não é a melhor opção para o condutor e deve ser evitado a todo custo.

Marcelo Ramaciotti, dono do centro automotivo Garage 77, explica que muitos proprietários procuram seus serviços todos os dias para reparar problemas causados por essa atitude.

Se um carro estiver estacionado com a marcha engatada e outro veículo simplesmente encostar nele, ele se moverá alguns poucos centímetros.

Essa situação, explica o especialista, é extremamente prejudicial porque pode resultar em quebras no sistema de transmissão, gerando um grande prejuízo financeiro.

Foto: Shutterstock

Como estacionar corretamente em vias íngremes?

A melhor maneira de evitar que seu veículo tenha que ficar com a marcha engatada após estacionado é manter a manutenção periódica do freio de estacionamento em dia. O famoso “freio de mão” é a peça que, de fato, tem a função de “segurar” o veículo em qualquer situação.

Sua utilidade em modelos com câmbio manual é enorme, especialmente quando o condutor tem menos prática com esse tipo de transmissão. É por isso que o especialista recomenda sua utilização nos mais diversos cenários, inclusive ao estacionar.

O freio de mão foi desenvolvido com a função de manter o carro sem provocar danos graves ao automóvel no caso de uma “encostada” leve na dianteira ou na traseira.

Portanto, se o seu veículo necessita ficar com a marcha engatada quando está estacionado, é hora de fazer a revisão da peça.

“O ideal é você ter o freio sempre com a manutenção em dia para não precisar fazer isso em nenhum momento”, completa Ramaciotti.

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