O seu é um deles? Pesquisa lista os 13 carros mais comuns em golpes na internet
Alguns modelos específicos são bastante usados na aplicação de golpes durante a venda de veículos.
Uma pesquisa divulgada pelo portal de compra e venda OLX apontou o registro de 91 mil golpes na venda de veículos pela internet em 2023. O número representa uma queda de 60% em relação ao ano anterior, mas, apesar da redução, as perdas chegam a R$ 2,7 bilhões.
A análise foi realizada com cerca de 20 milhões de contas abertas na plataforma e aproximadamente 150 milhões de dispositivos conectados, incluindo celulares, tablets e computadores.
Segundo o estudo, quase metade dos golpes foram registrados na Região Sudeste, sendo 28% das ocorrências em São Paulo. O ranking de estados com o maior volume de fraudes segue com Minas Gerais (8%) e Rio de Janeiro (7%). A Bahia chega em quarto lugar, com 6% do total nacional.
Quais os carros mais visados em golpes?
Os golpes virtuais envolvendo motos e caminhões somaram 36% dos registros identificados, enquanto os carros foram os campeões, com 64% das ocorrências. Entre os automóveis mais visados nas tentativas de fraude, destacam-se o Chevrolet Celta e o Volkswagen Gol. Juntos, esses dois modelos respondem por 91 mil casos identificados, ou 18% do total.
A pesquisa da OLX traz os 13 veículos de diferentes categorias mais utilizados nos golpes, que somam 54% de todas as ocorrências apuradas pela empresa.
No segmento de picapes, a líder de vendas entre as médias, Toyota Hilux, esteve envolvida em 3% dos golpes. Já a Fiat Strada, campeã entre as compactas e segundo modelo mais vendido no ranking geral, totalizou 2% dos crimes online envolvendo a falsa venda de veículos.
Toyota Corolla e Honda Civic são os mais recorrentes entre os sedãs, com 4% e 3% dos registros de golpes, nessa ordem.
Embora tenha sido mencionada duas vezes, a Toyota não é a montadora mais visada pelos criminosos, mas sim a Chevrolet. A marca alemã foi alvo de 28% das fraudes, principalmente porque é a fabricante de modelos como Celta, Corsa e Onix, que estão entre os mais utilizados pelos bandidos. As posições seguintes entre as montadoras são ocupadas pela Volkswagen e pela Fiat, com 19% e 17% dos casos, respectivamente.
Também aparecem entre os mais visados em golpes nomes como Toyota (8%), Ford (7%), Honda e Hyundai (5%) e Renault (3%). Veja a lista dos carros mais utilizados para aplicar golpes em plataformas de vendas online no Brasil:
Foto: Divulgação/Chevrolet
- Chevrolet Celta – 9% dos casos
- Volkswagen Gol – 9%
- Fiat Palio – 6%
- Chevrolet Corsa – 5%
- Fiat Uno – 4%
- Toyota Corolla – 4%
- Chevrolet Onix – 3%
- Honda Civic – 3%
- Toyota Hilux – 3%
- Fiat Strada – 2%
- Ford Ka – 2%
- Hyundai HB20 – 2%
- Volkswagen Saveiro – 2%