Olha o perigo! Top 10 carros mais roubados em 2025 (até agora)
Conheça os carros mais visados por ladrões na Região Metropolitana de São Paulo em 2025. Dados revelam modelos mais roubados e cidades com maior incidência.
Em meio a avanços na tecnologia automotiva e no rastreamento veicular, os roubos e furtos de carros ainda representam uma das maiores preocupações dos motoristas na Região Metropolitana de São Paulo.
Dados mais recentes revelam uma tendência surpreendente: modelos que já saíram de linha continuam sendo os mais visados pelos criminosos.
Um estudo identificou os 10 veículos mais roubados e furtados entre os meses de janeiro e maio de 2025 em São Paulo, e o resultado acende um sinal de alerta especialmente para quem ainda dirige os modelos mais antigos.
Carros fora de linha são os favoritos dos ladrões
Foto: Shutterstock
Entre os veículos mais visados pelos criminosos, cinco dos dez modelos já foram aposentados pelas montadoras e não são mais fabricados no Brasil. Isso indica que a busca por peças no mercado paralelo continua incentivando o roubo desses modelos.
O campeão de ocorrências é o Volkswagen Gol, com 1.669 registros de roubo ou furto em 2025, um modelo que, mesmo fora de produção, permanece circulando em massa pelas ruas do estado.
Em seguida, aparecem outros veteranos da frota nacional: Fiat Uno, Ford Ka, Chevrolet Corsa e Volkswagen Fox, que completam a lista dos “aposentados” mais cobiçados pelos criminosos.
Além disso, a Fiat se destaca negativamente no ranking: a marca do Grupo Stellantis é a que mais aparece entre os carros mais roubados, com quatro modelos na lista, Uno, Argo, Strada e Mobi.
Ranking dos 10 carros mais roubados ou furtados na Grande São Paulo (jan-mai/2025)
Confira a seguir a lista de veículos mais visados por criminosos nos primeiros cinco meses do ano:
- Volkswagen Gol – 1.669 ocorrências
- Hyundai HB20 – 1.397
- Chevrolet Onix – 1.322
- Fiat Uno – 1.232
- Ford Ka – 1.212
- Chevrolet Corsa – 1.134
- Fiat Argo – 819
- Fiat Strada – 696
- Fiat Mobi – 683
- Volkswagen Fox – 653
Volkswagen Gol (Foto: Divulgação/Volkswagen)
Quando e onde ocorrem mais roubos de veículos?
O estudo da Ituran também revelou os dias, horários e cidades mais perigosas para deixar seu carro desprotegido. A capital paulista lidera com folga, concentrando quase 50% das ocorrências, seguida por Campinas, Santo André, Guarulhos e São Bernardo do Campo.
No total, a Grande São Paulo registrou 28.524 roubos e furtos de veículos no período analisado, uma leve queda de 8,7% em relação ao mesmo período de 2024.
Os dias da semana com maior número de crimes são, respectivamente:
- Quarta-feira;
- Quinta-feira;
- Terça-feira;
- Sexta-feira;
- Segunda-feira.
Curiosamente, os finais de semana são menos visados pelos criminosos, com sábado e domingo apresentando os menores índices de ocorrência.
Fique atento e redobre os cuidados com seu carro
Se você possui um dos modelos citados no ranking, é fundamental adotar medidas extras de proteção. Sistemas de rastreamento, travas adicionais, estacionamento em locais seguros e seguro veicular atualizado são itens indispensáveis para minimizar os riscos.
A escolha do carro vai muito além do consumo ou do desempenho. Em tempos de insegurança urbana, conhecer os dados sobre roubos e furtos pode fazer toda a diferença na hora de preservar seu patrimônio.