Olhos bem abertos: 6 estratégias para se manter alerta e evitar acidentes na estrada
Sono ao volante, risco de acidentes.
Dirigir é um ato que demanda muita atenção dos motoristas e também é necessário que os condutores tenham o domínio de suas capacidades cognitivas. No entanto, longas jornadas nos veículos ocasionam o cansaço e, em consequência, surge o sono. Dormir ao volante é uma das principais causas de acidentes no trânsito no país.
Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), dormir ao volante foi a terceira maior causa de acidentes no Brasil em 2019. Do total, 42% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao sono. Assim, o cansaço é uma das principais causas de mortes nas rodovias brasileiras.
Para que o motorista não entre nessas estatísticas, é sempre fundamental estar atento aos sinais do corpo. Olhos pesados e aquelas piscadas mais longas são alguns dos principais sinais de que talvez seja o momento para dar uma pausa na viagem. Isso porque esse cansaço pode causar redução da capacidade de raciocínio, perda dos reflexos, falta de atenção, dentre outros problemas.
Veja algumas dicas para evitar dormir ao volante
1- Tenha petiscos: alguns petiscos dentro do carro podem salvar o motorista na hora do sono, como bolachas e snacks. Chicletes ou gomas também podem cumprir a função de evitar um pouco do sono.
2- Cafeína: a cafeína é outro item que não pode faltar na hora de evitar o sono. Cafés, energéticos e refrigerantes contêm essa substância e ajudam a prevenir a sonolência.
3- Ajuste do banco: um fator que pode ajudar o motorista na luta contra o sono ao dirigir é o ajuste do banco para que fique mais ereto, com um leve desconforto.
4- Ouvir música: a música também pode ser uma aliada; por isso, o motorista poderá aumentar o volume do som, desde que não prejudique a direção.
5- Vento no rosto: o vento no rosto também pode ajudar; dessa forma, o motorista pode abrir a janela para ficar um pouco mais desperto.
6- Paradas programadas: também é ideal que o motorista programe algumas pausas durante uma viagem longa, para se alongar e lavar o rosto com água fria.