Ondas de calor: o perigo silencioso para os pneus do seu veículo
Entenda por que as variações de temperatura podem causar problemas nos pneus do seu carro e como evitar prejuízos.
As recentes ondas de calor, que atingiram o Brasil, não afetam apenas o nosso bem-estar, mas também a saúde dos nossos veículos. Um componente que merece atenção especial durante essas oscilações de temperatura são os pneus.
A pressão dos pneus é diretamente influenciada pela temperatura. Quando o termômetro sobe, o ar dentro deles se expande, aumentando a pressão. Por outro lado, quando a temperatura cai, o ar se contrai, reduzindo a pressão.
Essa variação pode causar diversos problemas, como aumento do consumo de combustível, já que pneus com pressão abaixo do recomendado fazem com que o motor trabalhe mais para movimentar o veículo, elevando o consumo de combustível.
Além disso, o cenário pode levar ao desgaste prematuro da peça porque a pressão inadequada causa um desgaste irregular da borracha, diminuindo sua vida útil. Também há maior risco de aquaplanagem, especialmente em dias chuvosos, devido ao menor contato com o solo.
Outro prejuízo possível são danos às rodas, causados por impactos com buracos e irregularidades do piso, especialmente quando os pneus estão com a pressão baixa. Cabe ainda citar a diminuição da estabilidade e da dirigibilidade em curvas e a capacidade de frenagem, aumentando o risco de acidentes.
Como evitar os problemas?
Foto: Georgii Shipin/Shutterstock
Confira algumas dicas para evitar os prejuízos aos pneus, sobretudo em períodos de calor ou frio excessivo:
1. Verifique a pressão regularmente
A frequência ideal para verificar a pressão dos pneus varia de acordo com o fabricante do veículo, mas o recomendado é realizar a verificação pelo menos uma vez por mês e antes de viagens longas.
2. Calibre com o veículo frio
A pressão ideal dos pneus deve ser verificada quando eles estão frios, ou seja, antes de iniciar uma viagem.
3. Consulte o manual do veículo
O manual do proprietário indica a pressão correta dos pneus para o seu veículo. A informação também consta dentro da tampa do tanque de combustível ou no batente da porta do condutor.
4. Utilize um calibrador preciso
Um calibrador de pneus confiável é essencial para garantir que a pressão esteja correta.
As variações de temperatura podem causar problemas significativos nos pneus do seu carro, mas ao manter os pneus com a pressão correta, você garante maior segurança, economia de combustível e prolonga a vida útil dos componentes.