Onde está o paraíso dos carros elétricos no Brasil? Estas cidades saem na frente
Em alguns lugares, os pontos de recarga de veículos elétricos estão em alta e garantem melhor atendimento para os proprietários desses novos carros.
A ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) apontou que, em 2023, as vendas de carros elétricos no Brasil aumentaram 91% em relação ao mesmo período de 2022. No entanto, muitas pessoas ainda têm receio desse tipo de veículo por conta das dificuldades de recarga.
Afinal de contas, nem todas as cidades têm estrutura para receber carros elétricos. Além disso, os chamados eletropostos, que são gratuitos, ainda existem em poucas localidades e de forma reduzida.
Então, quais seriam os melhores lugares do Brasil para quem tem um veículo ecologicamente correto? Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o assunto.
São Paulo na frente para os carros elétricos
No momento, São Paulo é a melhor cidade para se ter um carro elétrico, embora ainda esteja longe do ideal. Na cidade, por exemplo, existem 110 pontos de carregamento, dos quais 11 são pontos de carga lenta, que demoram 7 horas, e três são rápidos, que levam 55 minutos.
Ainda assim, quando se compara com o tempo que se leva para abastecer um carro a combustão, a diferença é enorme. Além da Avenida Paulista, São Paulo tem outros pontos e ainda teve o primeiro posto 100% elétrico do país, inaugurado em 2022.
Outra cidade que investe na estrutura para os carros elétricos é a capital Brasília. Por lá, alguns estacionamentos públicos, comércios e áreas residenciais contam com pontos de recarga elétrica. Gradativamente, a capital federal vai entrando no mundo dos elétricos.
Em seguida, o Rio de Janeiro desponta como a terceira melhor cidade do país para andar de carro elétrico. Na capital carioca, uma lei aprovada obriga as construtoras a instalar pontos de recarga nos novos prédios. Isso sem contar as diversas áreas de recarga que existem pela cidade, embora ainda estejam longe do ideal.
Outras cidades
Mas não para por aí, vamos mostrar mais alguns exemplos interessantes de cidades boas para carros elétricos. Em Belo Horizonte, há três eletropostos gratuitos no centro, além de contar com a Euroville, uma imponente estrutura de recargas.
Atualmente, ao menos três shoppings da capital mineira oferecem dez vagas gratuitas para a recarga de veículos elétricos. A cidade parece investir bastante nessa iniciativa.
Por fim, a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, também possui uma estrutura destacada para carros elétricos. Além disso, na região centro e leste do estado, bem como no Paraná e em Santa Catarina, as estradas, como a Via Dutra, oferecem diversos pontos de recarga para os motoristas, garantindo uma viagem longa e com retaguarda assegurada para quem precisar recarregar o veículo.