Os mitos e riscos de dirigir em ponto morto; o que você precisa saber

O ponto morto é quando o motor é desconectado das rodas, dessa forma, o veículo continua movimentando sem a força do motor.

Uma prática comum entre os motoristas é colocar carro em ponto morto ou na famosa “banguela”. Os condutores adotam isso pensando em economizar combustível e evitar desgaste nos freios. No entanto, algo que muitos podem não saber é que essa prática é ilegal e pode trazer consequências negativas para o veículo e para a segurança do motorista.

Colocar o carro em ponto morto significa desconectar o motor das rodas, fazendo com que o veículo continue em movimento sem o auxílio da força do motor. Em um carro com câmbio manual, o ponto morto é ativado pela alavanca de câmbio ficando centralizada, enquanto em um carro automático, a posição “N indica o ponto morto, onde o motor não influencia as rodas.

Quando o carro está em ponto morto, o motor não fornece energia às rodas, permitindo que elas girem livremente. No entanto, o motor continua funcionando e consumindo combustível, mesmo com o carro parado. Além disso, um detalhe importante é que a frenagem torna-se menos eficiente, pois o freio motor, que ajuda a frear o carro, não está ativo.

O que muitos motoristas não sabem e é importante destacar é que dirigir em ponto morto é uma infração de trânsito. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, artigo 231, inciso IX. A penalidade para essa infração é uma multa de R$ 130,16 e acréscimo de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Problemas em andar com o carro em ponto morto

Dirigir em ponto morto pode resultar em perda de controle do veículo, dificuldade em frear e maior tempo de resposta dos freios. Além disso, a aderência dos pneus ao solo pode ser reduzida, aumentando o risco de derrapagem, principalmente em condições adversas.

O uso excessivo dos freios ao dirigir em ponto morto pode causar superaquecimento e desgaste prematuro dos componentes do sistema de freios. Além disso, pode sobrecarregar os componentes da transmissão, causando seu desgaste prematuro e necessitando de manutenções antes do previsto.

Andar com o ponto morto economiza gasolina?

Contrariando o mito popular, andar em ponto morto não economiza combustível e pode até aumentar o consumo, pois o motor não utiliza o freio motor para auxiliar na frenagem, exigindo mais dos freios de serviço.

O consumo de combustível é principalmente regulado pelo sistema de injeção eletrônica e não pela posição da transmissão.

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