Os perigos do pneu "infinito": tome cuidado!
Os detalhes que você não sabe sobre o pneu "infinito"
A ideia de um pneu “infinito” pode parecer tentadora, mas a tecnologia por trás dela, conhecida como recapagem, levanta sérias preocupações quanto à segurança e eficácia.
A recapagem envolve a aplicação de uma banda de rodagem, destinada ao uso em veículos comerciais, em um pneu de passeio comum.
Porém, especialistas e a indústria de pneus apontam que essa prática compromete a segurança e a durabilidade dos pneus de passeio, resultando em uma solução problemática ao invés de uma solução econômica.
Comprometimento da segurança
Recapar um pneu de passeio com uma banda de rodagem pesada destinada a veículos comerciais pode comprometer a segurança. A força centrífuga envolvida na operação de um pneu de passeio é mais alta quando uma banda pesada é aplicada, o que pode resultar em maior estresse na carcaça do pneu, aumentando a possibilidade de desprendimento.
Necessidade de adesão adequada
Para que a banda de rodagem se adira corretamente à carcaça do pneu, é necessário ter uma área de contato suficiente. Isso não pode ser alcançado apenas com uma boa cola; é necessário que o pneu original seja projetado para a recapagem.
Diferenças na carcaça
Pneus de passeio, vans e camionetas são produzidos com lonas de corpo, empregando tecidos têxteis, naturais ou sintéticos, o que os torna menos tolerantes à fadiga em comparação com os pneus de carga, que possuem estruturas de carcaça feitas de aço. Essas diferenças na carcaça tornam os pneus de passeio inadequados para a recapagem.
Regulamentação insuficiente
As regulamentações atuais não exigem que os pneus remoldados identifiquem a carcaça de origem. Isso deixa os consumidores suscetíveis a misturar carcaças diferentes com comportamentos dinâmicos distintos no mesmo eixo, o que pode resultar em desequilíbrio no veículo.
Risco de carcaças fadigadas
A recapagem pode potencialmente utilizar carcaças que estão em condições perigosas de fadiga, representando riscos significativos para a segurança. Essas carcaças podem ser usadas para produzir pneus “infinitos”, os quais podem ter sua integridade estrutural comprometida.
Garantia de pneu original
Os pneus recapados geralmente não têm garantia para a carcaça do pneu original, mesmo que as empresas que atuam nesse segmento tenham seus processos produtivos aprovados por amostragem pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).