Os problemas que o Honda Civic esconde que muitas pessoas NÃO imaginam

Civic da sexta geração ainda encanta entusiastas de carros usados, mas requer atenção em alguns detalhes técnicos antes da compra.

O Honda Civic permanece um ícone entre os veículos usados no Brasil, especialmente sua sexta geração (EJ6). Lançado em 1996, o modelo conquistou admiradores graças ao seu design e confiabilidade.

A partir de 1997, a produção nacional em Sumaré (SP) impulsionou ainda mais sua presença nacional. Com opções de carroceria sedã, cupê e hatch, o carro se transformou em uma opção versátil que figura entre os mais queridos de cada categoria.

Equipado com motores de 106 cv a 127 cv, o modelo oferecia variabilidade para atender diferentes preferências de condução. O câmbio podia ser manual de cinco marchas ou automático de quatro, dependendo da versão.

As alterações estéticas em 1999 marcaram a evolução do sedã, preparando o terreno para a introdução da sétima geração em 2001. No entanto, alguns aspectos técnicos exigem atenção especial dos compradores.

Os principais problemas do Honda Civic

Honda Civic (Foto: Divulgação/Honda)

Apesar do sucesso e do reconhecimento no mercado, o Civic pode apresentar alguns problemas inconvenientes e bastante dispendiosos para os proprietários. Conheça os principais desafios do modelo, segundo seus donos.

  • Filtro do comando variável

O filtro do solenóide do VTEC pode obstruir facilmente quando o motorista utiliza óleo de baixa qualidade. Para garantir o bom funcionamento do sistema, inspeções frequentes são essenciais.

  • Faróis e lentes

Os faróis com lente de policarbonato dessa geração podem acumular água, mas uma vedação simples com silicone previne problemas de iluminação causados por essa infiltração.

  • Coxim hidráulico

Veículos com mais de 25 anos podem ter o coxim hidráulico do motor comprometido. Ruídos durante a aceleração indicam a necessidade de substituição.

  • Buchas da suspensão

As buchas do Civic, especialmente do facão traseiro, apresentam desgaste rápido. Recomenda-se substituir o item por modelos de poliuretano para maior durabilidade, ainda que o conforto seja reduzido.

  • Homocinética e coifas

Por fim, coifas rasgadas podem levar à contaminação e quebra da homocinética. Inspeções regulares ajudam a evitar danos mais sérios.

Versões e vantagens

A versão EX do Honda Civic é a mais completa e desejada, com recursos como ar-condicionado, direção e vidros elétricos. Com preço abaixo de R$ 30 mil, é uma opção atraente para muitos compradores.

Freios ABS e airbags duplos aumentam a segurança do carro, enquanto a versão LX-B, sem ar-condicionado, é menos recomendada.

Confiável e econômico, o Civic é ideal para quem busca economia de combustível e durabilidade. Com manutenção adequada, muitos ultrapassam 300 mil km com facilidade, mas os compradores devem avaliar cuidadosamente o histórico de manutenção antes de adquirir um.

você pode gostar também