Os segredos que ninguém te conta para não errar ao comprar um seminovo

Descubra as recomendações essenciais dos especialistas antes de fechar negócio no mercado de veículos seminovos.

Os carros seminovos são uma opção para cada vez mais motoristas que querem fugir dos preços altos do mercado de veículos novos, nos quais o modelo mais básico custa mais de R$ 70 mil. Navegando por esse universo, o que não faltam são automóveis bem equipados e com custo-benefício de dar inveja a qualquer zero-quilômetro.

Mais do que escolher uma categoria na hora de comprar, o futuro proprietário deve estar atento a alguns pontos para não acabar se dando mal no negócio. Afinal de contas, como fazer uma boa compra?

Dicas para comprar um seminovo

O gerente geral de seminovos do Grupo Carmais, Rubens Felix, explica que escolher um carro seminovo traz muitas vantagens, principalmente economia no bolso. Atualmente, o preço de um modelo que já teve outro dono é até 50% menor que o de um produto recém-saído de fábrica.

Também pesa a favor dos seminovos a desvalorização mais lenta. Um carro novo deprecia cerca de 10% no primeiro ano, enquanto aqueles com até três anos de uso perdem, em média, 5% ao ano.”Isso significa que o valor do seu seminovo será mais estável no futuro. O mercado de seminovos oferece uma grande variedade de marcas, modelos e anos de fabricação, o que facilita a busca pelo carro ideal para suas necessidades”, diz o especialista.

Uma recomendação importante de Felix é desconfiar de promoções e ofertas que pareçam boas demais para serem verdadeiras. Valores muito inferiores aos da tabela Fipe acendem o sinal de alerta para eventuais problemas mecânicos ou de documentação. Por isso, também é indispensável exigir a documentação do veículo e realizar a transferência com rapidez.

Mais recomendações

Outras recomendações essenciais citadas pelo especialista durante a compra de um carro seminovo são:

  • Pesquise preços;
  • Verifique o histórico do automóvel antes de fechar o negócio;
  • Prefira carros com laudo cautelar, emitido por entidade idônea;
  • Escolha uma loja que ofereça garantia de motor e câmbio;
  • Faça o seguro do veículo para evitar imprevistos;
  • Mantenha o carro em boas condições para aumentar seu valor de revenda.
você pode gostar também