Os SUVs compactos mais potentes do Brasil para quem busca desempenho

SUVs compactos no Brasil oferecem potência, conforto e tecnologia. Veja os mais potentes do mercado.

O mercado brasileiro abraça SUVs compactos que combinam conforto, tecnologia e vigor mecânico. Prova disso é que o levantamento atual dos mais potentes reúne dez modelos distribuídos em cinco posições por conta de empates técnicos.

Na lista aparecem veículos da Hyundai, Jeep, Fiat, Honda, BYD, Renault e Volkswagen, demonstrando a variedade de preferências. Além disso, alguns veículos surgem em mais de uma versão.

Para fins de organização, a ordem considera a potência máxima declarada e os dados técnicos oficiais. Contudo, diferenças de peso e aerodinâmica influenciam a entrega real, sobretudo nas acelerações.

Ainda assim, o panorama oferece um retrato fiel das opções mais fortes disponíveis para quem prioriza desempenho.

Pódio e especificações

O recorte contempla versões comercializadas no Brasil e prioriza potência, torque e recursos de condução. Por consequência, empates colocam diferentes modelos na mesma faixa de destaque.

A lista cobre motores a combustão, conjuntos flex turbo e um BEV, evidenciando caminhos diversos para a eficiência.

O topo traz um motor inédito na categoria e números de esportivo. Já as posições intermediárias reúnem projetos da Stellantis com o mesmo propulsor, porém com resultados práticos distintos. Por fim, há espaço para soluções voltadas ao consumo, segurança e conectividade.

Os SUVs compactos mais potentes

A decisão por um modelo no vasto mercado atual passa por testar, comparar fichas e priorizar o uso real no dia a dia. Para auxiliar, listamos os SUVs compactos com melhor desempenho do Brasil.

5. Volkswagen Nivus GTS (2026)

A versão esportiva estreia o 1.4 TSI com 150 cv e 25,5 kgf/m. Apesar de ser o menos potente do ranking, aposta em um visual agressivo, tecnologias atuais e dirigibilidade divertida para atrair um público entusiasta.

4. Renault Duster

O 1.3 Turbo TCe gera 170 cv e 27,5 kgf/m, com um pacote de conveniência bem completo. Além disso, traz start-stop, sensor de estacionamento traseiro, controle de estabilidade e controle de cruzeiro, ampliando a segurança no dia a dia.

3. Honda HR-V Touring e BYD Yuan Pro

Ambos marcam 177 cv. O HR-V usa um motor 1.5 turbo a combustão com 24,5 kgf/m. Já o Yuan Pro, 100% elétrico (BEV), oferece 29,5 kgf/m de torque imediato e custa menos de R$ 200 mil, favorecendo arrancadas vigorosas.

2. Fiat Pulse Abarth, Fiat Fastback Abarth e Limited Edition, Jeep Renegade 1.3 Turbo

O conhecido 1.3 Turbo Flex T270 rende até 185 cv com etanol e 27,5 kgf/m. No entanto, massa e aerodinâmica variam entre os projetos, alterando acelerações e retomadas no uso cotidiano.

1. Hyundai Creta Ultimate

O Gamma II 1.6 TGDI entrega até 193 cv e 27 kgf/m. Com esse conjunto, o Creta Ultimate vai de 0 a 100 km/h em cerca de 7,8 s e atinge 210 km/h. Além disso, registra médias de 11,9 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.

Tendências do segmento

O conjunto mostra a convivência madura entre gasolina, flex e elétricos em SUVs compactos. Enquanto motores turbo menores privilegiam eficiência, o BEV destaca-se pelo torque instantâneo.

Assim, o consumidor encontra alternativas que conciliam desempenho, consumo e pacote de equipamentos sem abrir mão do tamanho contido.

Os dados reforçam que a potência deixou de ser exclusividade de categorias maiores. Por isso, quem busca um compacto ágil pode escolher entre propostas esportivas, versões polivalentes e projetos eletrificados.

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