Para fugir dos impostos de importação, Kia Sportage pode ser produzido no Brasil
Montadora avalia produção do SUV Sportage no Mercosul buscando isenção de 35% no Imposto de Importação, mirando competitividade no mercado.
O Sportage, carro-chave da Kia no Brasil, enfrenta desafios para competir como no passado. Nos tempos áureos, suas vendas ultrapassavam as 4.000 unidades mensais, tornando-o líder dos importados. Atualmente, a Kia busca alternativas para retomar a competitividade desse modelo.
Com vistas a evitar o Imposto de Importação de 35%, a Kia considera fabricar o Sportage no Brasil ou no Uruguai. Representantes da marca enfatizam a importância de produzir dentro do Mercosul para manter preços competitivos.
Hoje, o Sportage custa R$ 274.990, valor das unidades importadas da Eslováquia. A produção local pode reduzir custos e ampliar o acesso ao modelo no mercado brasileiro.
Planos de produção no Mercosul
Kia Sportage (Foto: Divulgação/Kia)
- Alternativas no Brasil
A Kia discute diferentes locais para a montagem do Sportage. Uma opção considerada é o novo complexo da Comexport em Horizonte, Ceará. O espaço, antes utilizado pela fábrica da Troller, agora serve como linha de montagem multimarcas.
A montadora, no entanto, expressa cautela, destacando que os incentivos fiscais no Nordeste podem cessar em breve, influenciando a decisão final sobre a localização da produção.
- Possibilidades no Uruguai
Se não houver parceria no Brasil, o Uruguai surge como alternativa viável. A Kia mantém um acordo de montagem no complexo da Nordex em Montevidéu, onde já produz o caminhão Bongo.
A saída da Stellantis, que transfere a produção da Fiat Titano e da Peugeot Landtrek para a Argentina, libera espaço na Nordex, facilitando a introdução do Sportage e de outros modelos, como a picape média Tasman.
Características do Sportage Atual
Em sua quinta geração, o Sportage está disponível no Brasil na versão EX Prestige, com motor 1.6 turbo de 180 cv e sistema híbrido leve. A central multimídia de 12,3”, rodas de 19”, teto solar e piloto automático adaptativo destacam-se entre os equipamentos sofisticados.
Desde julho de 2024, carros elétricos e híbridos enfrentam novamente o Imposto de Importação. O Sportage, com sistema híbrido leve, paga atualmente 25%, mas essa taxa aumentará para 30% em julho de 2025 e para 35% em 2026. A produção local poderia evitar esses aumentos, reforçando a presença do modelo no mercado nacional.