Para se livrar de SUVs, Paris cobrará R$ 1.200 por 6h de estacionamento
Rotina dos proprietários de veículos utilitários esportivos nas ruas da capital francesa ficará mais difícil em breve.
Ao que tudo indica, os franceses moradores de Paris querem se ver livres dos SUVs nas ruas. No último domingo (4), os parisienses votaram a favor de dificultar a vida dos proprietários de veículos utilitários esportivos que circulam na cidade em um referendo realizado pelo governo local.
Em posters espalhados pela capital francesa, a imagem de um automóvel vermelho contra um fundo preto traz uma pergunta ameaçadora e retórica: “Você quer mais SUVs nas ruas de Paris, ou menos?”
“Quanto maior, mais dano ambiental”, disse a prefeita Anne Hidalgo, que apostava no apoio da maioria dos 1,3 milhão de franceses com direito a voto. Essa é a visão da política de centro-esquerda sobre carros que vem remodelando a capital.
Hidalgo defende a construção de uma cidade mais acolhedora ambientalmente, com mais qualidade de vida. Segundo ela, pesquisas mostram que mais da metade dos moradores de Paris respira ar de má qualidade.
Na tentativa de tornar a cidade “mais verde”, a prefeitura fechou ao tráfego a principal rua do centro histórico e declarou as margens do rio Sena como zona de pedestres. Ela também estabeleceu a velocidade máxima a 30 km/h em toda a capital, removeu estacionamentos e criou novas ciclovias.
Estacionamento caríssimo
A mais nova estratégia da política é atacar os SUVs. A solução encontrada para evitar que os proprietários desse tipo de veículo saiam às ruas com eles foi aumentar os preços de estacionamento. No referendo, os parisienses tiveram que decidir “contra ou a favor da introdução de uma tarifa para estacionar veículos pesados, volumosos e hostis ao meio ambiente”.
Segundo dados oficiais, apenas 5,7% dos eleitores participaram da votação, dos quais 54,5% apoiaram a medida. Com a aprovação, carros a combustão ou híbridos plug-in com mais de 1,6 toneladas e elétricos acima de 2 toneladas serão afetados.
O novo preço do estacionamento para SUVs em Paris triplicou para 18 euros por hora ou 12 euros nos bairros mais afastados. Já no centro da capital, custará nada menos que 225 euros para deixar um carro estacionado por seis horas, ou cerca de R$ 1.200 na cotação atual.